domingo, 20 de setembro de 2015

Sorocaba, São paulo: Exposição “Plantas Medicinais do Cerrado” pode ser visitada no Jardim Botânico


Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br sexta-feira, 18 de setembro de 2015
Foto: Assis Cavalcante

Os visitantes do Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” podem conferir até o dia 30 de setembro a exposição “Plantas Medicinais do Cerrado” no Palacete de Cristal. A atividade de Educação Ambiental integra a programação especial em comemoração ao Dia da Árvore (21 de setembro). A entrada é gratuita.

Promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), o objetivo da atividade é aproximar a população das questões ligadas à arborização urbana, a importância e a utilidade das espécies arbóreas.

No local, a população pode conhecer dez espécies nativas da região de Sorocaba com propriedades terapêuticas em estudo, como Jatobá, Dedaleiro, Barbatimão, Jenipapo, Angico, Jacarandá-caroba, Ipê-roxo-de-bola, Vassourinha, Embaúba e Aroeira-preta.

“A ideia é divulgar a importância da conservação das plantas nativas e a necessidade de se fazer estudos sobre o uso medicinal destas espécies. Algumas comunidades alternativas já utilizam estas plantas para este fim, mas precisamos de estudos científicos que comprovem a utilidade de cada uma e elas sejam devidamente registradas para que possam ser utilizadas em nosso país. Estas plantas podem trazer a cura para várias doenças”, explica José Carmelo, técnico ambiental da Secretaria do Meio Ambiente.

O Dedaleiro, por exemplo, é utilizado popularmente em algumas comunidades como cicatrizante, a partir do cozimento de seu caule. Outra forma de preparo é a sua maceração, com o conteúdo usado para banhar feridas. O pó obtido de suas folhas secas pode ser usado nas refeições, como recomendação para auxiliar no tratamento de gastrite e úlceras.

O Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul, com diversos tipos de vegetação encontradas entre formações campestres, savânicas e florestais. É considerado como um hotspot da biodiversidade (região que é simultaneamente uma reserva de biodiversidade e que pode estar ameaçada de destruição), abrigando 11.627 espécies de plantas nativas catalogadas. Destas, 220 possuem alguma propriedade medicinal em estudo.

O Jardim Botânico funciona de terça a domingo, das 9h às 17h, e está localizado na rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações. Mais informações pelo e-mail jardimeducador@gmail.com ou pelo telefone (15) 3227.9996.

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário