quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Agora é época de: celosia (Celosia argentea L.) - viveirosabordefazenda.wordpress.com


Pessoal, hoje iremos falar de uma Planta Alimentícia não Convencional (PANC) que está na época: a celosia (Celosia argentea), também chamada de rabo-de-galo ou crista-de-galo-plumosa.

A celosia apareceu aqui no viveiro sem querer, eis que alguns anos atrás surgiu um pezinho dela no nosso canteiro. Deixamos ele crescer e com o tempo fizemos novas mudas. Nos encantamos com sua beleza, pois suas inflorescências são lindas e dão cores ao jardim. É sempre legal termos nosso jardim/horta mistura de textura e cores e isto as flores fazem muito bem.
Celosia argentea ©Sabor de Fazenda

A celosia é muito generosa, ela cresce em diversos solos, espalha suas abundantes sementes pelo entorno e embeleza qualquer lugar. Vejam como está um de nossos canteiros…
Crescimento espontâneo de Celosia argentea ©Sabor de Fazenda

Devido à sua beleza, ela é muito cultivada como flor de corte, mas o que poucos sabem é que suas folhas, também lindamente ornamentais, podem ser consumidas cozidas. Além de suas folhas, podemos consumir suas sementes e inflorescências, quando bem jovens. Descobrimos este chocante uso da celosia no II Simpósio de PANCs (Plantas Alimentícias não Convencionais) quando fomos ao lançamento do livro Plantas Alimentícias não Convencionais (PANC) do Brasil.
Celosia argentea ©Sabor de Fazenda

Suas inflorescências e flores são ricas em betalaína, um potente antioxidante, também presente nas beterrabas. Por isto, adicionar esta incrível planta na nossa alimentação é muito legal.

Quer conhecer todo potencial culinário desta generosa PANC? Corre amanhã no nosso site e veja dentro do box Dicas uma deliciosa receita com ela. Aproveitem que a receita estará disponível de 16-22/10 no site ;)
Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo
(11) 2631-4915
sabordefazenda@sabordefazenda.com.br

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário