quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Alfavaca-cravo ou manjericão-cravo?


São várias as espécies que recebem os nomes manjericões ou alfavacas, na forma simples ou composta. Para muitas plantas, manjericão é usado como sinônimo de alfavaca.

Quando se refere a manjericão, há grande probabilidade de ser uma espécie do gênero Ocimum. Mas quando se usa alfavaca, dependendo da região, pode ser espécie dos gêneros Monnieria, Ruellia, Ocimum ou Plectranthus.

Manjericões ou alfavacas do gênero Ocimum são inúmeros, e a correta identificação para a maioria somente pode ser feita por meio de análise genética.
Um manjericão que pode ser facilmente identificado é o Ocimum gratissimum var. gratissimum. Possui aroma característico que lembra cravo-da-índia (por ser rico em eugenol), folhas pilosas e altura superior a 1,5m. Além de alfavaca-cravo, manjericão-cravo, também é denominado popularmente de alfavaca, alfavacão e alfavaca-de-vaqueiro, dentre outros. Apesar de ser originado da Ásia, no Brasil nasce quase que espontaneamente em quase todas as regiões. Além de uso na medicina tradicional, principalmente como antimicrobiando, é utilizado como aromatizante de alimentos.

Uma variedade semelhante é O. gratissimum var. macrophyllum Briq.. Os talos e as folhas desta variedade são glabros (sem pelos) ou possuem pelos curtos e dispersos sobre um dos lados do talo ou folhas com pêlos dispersos sobre as inervações inferiores, e eixo da inflorescência piloso (SILVA, 2009).

https://en.wikipedia.org/wiki/Ocimum_gratissimum

Referência:

SILVA, L. L. Composição química e atividades biológicas de Ocimum gratissimum L.. 2009, 165 f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia Farmacêuticas) - Universidade Federal de Santa Maria, 2009. Disponível em: http://cascavel.ufsm.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4881. Acesso em: 13 de out. 2015.

Texto:
Josélia de Nazaré Batista - acadêmica de Enfermagem - Faculdade Madre Tereza
Marcos Roberto Furlan - Engenheiro Agrônomo

Nenhum comentário:

Postar um comentário