quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Girassol, uma planta antirradiação - Boletim PLANFAVI, N.35, jul/set, 2015

O Japão possui usinas atômicas que geram energia para diversos fins. No entanto, após o tsunami que atingiu o país em 2011 e que desencadeou problemas estruturais na usina de Fukushima, houve uma consequente liberação de elevada quantidade de material radioativo no ambiente. Para reduzir os efeitos da radiação e retirar as toxinas no solo, os japoneses têm plantado milhões de girassóis nos arredores da usina e nos quintais das casas da cidade. O uso de girassóis para recuperar áreas contaminadas por radiação não é pioneirismo dos japoneses. No ano de 1986, na Ucrânia, a usina de Chernobyl foi acometida pelo maior acidente nuclear da história e, naquela ocasião, os girassóis também foram utilizados para recuperar as áreas atingidas pela radiação. Alguns estudos comprovaram que a fixação dos materiais radioativos ocorre nas raízes e nas folhas desta planta.

Referências:

http://revistagloborural.globo.com/Revista/Common/0,,EMI260103-18071,00-GIRASSOIS+ABSORVEM+RADIACAO+APOS+CRISE+NUCLEAR+NO+JAPAO.html

Tome et al. 2008. Elimination of natural uranium and Ra-226 from contaminated waters by rhizofiltration using Helianthus annuus L. Sci. Total Environ.: 393: 351-357.

Nenhum comentário:

Postar um comentário