domingo, 4 de outubro de 2015

Hortelã

A hortelã é uma planta herbácea da família Lamiaceae com inúmeras variedades cultivadas, sendo a espécie Mentha piperita L. a mais comum para fins medicinais, também conhecida como hortelã pimenta ou erva santa. É originária da Ásia, atualmente cultivada em todo o mundo. É utilizada principalmente, por seus efeitos antiespasmódico, antiflatulento, carminativo e expectorante. No entanto, também é utilizada como tempero em inúmeros pratos, devido ao seu sabor agradável. Seu princípio ativo é encontrado nas folhas e ramos, sendo, portanto as partes utilizadas nos fins terapêuticos. 

Indicações: Tratamento de problemas digestivos, cólicas intestinais, excesso de gases, tosse e dores de cabeça. 

Contraindicação: O uso é contraindicado para pessoas com cálculos biliares e obstrução dos ductos biliares, danos hepáticos severos e durante a lactação.

Interações medicamentosas: Estudos recentes em animais relatam que a absorção de ferro pelas proteínas sanguíneas foi inibida quando chás de hortelã pimenta foram administrados, o que pode exigir precaução na administração desta droga em pacientes anêmicos ou crianças. Outros estudos relatam que quando administrada por via oral poderá aumentar os níveis sanguíneos de drogas como a felodipino, e sinvastatina. Algumas plantas medicinais como a camomila (Matricaria chamomilla L.), equinácea (Echinacea purpurea Moench), hipérico (Hypericum perforatum L.), entre outras, se utilizadas conjuntamente à hortelã, poderão ser afetadas. (AKDOGAN, M., et al, 2004) (BETONI, J.E.C.,et al, 2006) (MEDLINE PLUS., 2006)

Modo de uso: Infusão (chá): 1,5 g (1 colher de chá) em 150 mL de água (xícara de chá). O infuso (chá) é de uso oral, tomar duas a quatro vezes ao dia. (Farmacopeia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário