domingo, 4 de outubro de 2015

O inseto dos ovos camaleões

Ovos que mudam de cor para se proteger da radiação UV solar. O inseto Podisus maculiventris é um predador abundante no hemisfério norte e trabalho inédito mostra que seus ovos produzem pigmentos para se adaptar à luminosidade do ambiente.

DESCOBERTA: foi o acaso que levou estudante de doutorado da Universidade de Montreal, Paul Abram, a esta descoberta. Ele forrou uma caixa onde mantinha os insetos com jornal. Em uma das folhas, havia um jogo de palavras cruzadas, com quadrados pretos e brancos.

Abram observou que os insetos puseram ovos brancos nos quadros pretos e ovos pretos nos quadrados brancos das palavras cruzadas do jornal. Intrigado, conduziu um experimento controlado, com folhas de Soja como substrato para os ovos.

As plantas expostas à luz receberam ovos pretos no topo das folhas, mas os insetos botavam ovos claros na parte inferior (menos iluminada) das folhas. Em plantas com pouca iluminação, houve predomínio de ovos claros.

De acordo com os resultados, o inseto sente a luminosidade do meio na hora em que põe os ovos, que recebem a dose necessária de pigmentos (tal como a melanina).

O artigo completo está em:


Canal Fala Química

Nenhum comentário:

Postar um comentário