terça-feira, 3 de novembro de 2015

Arapiraca, Alagoas - Projeto “Saúde Que Vem da Terra” é destaque em seminário do SUS

O município de Arapiraca e o estado de Alagoas mais uma vez são destaque no cenário nacional, como referência em farmácia viva.

Com o seu horto-matriz no Centro de Apoio às Escolas do Campo, ao lado da unidade de saúde de Batingas, em Arapiraca, onde o projeto Saúde Que Vem da Terra é desenvolvido na Escola de Ensino Fundamental Benjamin Felisberto da Silva, no povoado Gruta d'Água.

A professora Edinalva Pinheiro, idealizadora do trabalho que é contextualizado com o currículo, realidade dos alunos, referencial curricular do município de arapiraca, dentro das diretrizes da educação do campo.

Entre os dias 5 e 9 deste mês de agosto, a professora e coordenadora do projeto Edinalva Pinheiro, acompanhada dos secretários de Agricultura, Rui Palmeira de Medeiros, e de Educação, Gorete Queiroz, mostrou o trabalho de assistência farmacêutica em plantas medicinais e fitoterápicos no âmbito do SUS do município de Arapiraca.

O projeto foi aprovado através do Edital SCTIE/MS número 1, de 30 de maio de 2014. A Secretaria de Saúde recebeu a verba com o objetivo de oferecer, sem fins lucrativos, assistência farmacêutica fitoterápica às comunidades através da promoção e uso correto de plantas medicinais de ocorrência local ou regional dotadas de atividades terapêuticas.

O representante da Vigilância Sanitária Municipal, Saulo Sales, também participou da quarta edição do Simpósio de Plantas Medicinais e Fitoterápicos no Sistema Público de Saúde, em Fortaleza, no Ceará.

A programação foi bastante extensa com a participação de palestrantes renomados, a exemplo da doutora Maria Behrens, do Instituto de Tecnologia em Fármacos da Fiocruz. Ela falou sobre o déficit do Ministério da Saúde, da ordem de 8 bilhões de dólares na aquisição de medicamentos. A doutora Mary Anne tratou do financiamento público de projetos tripartite (federal, estadual e municipal) investir na produção de fitoterápicos.

A especialista Elenir Langner, coordnadora do município de Toledo, no Paraná, falou do sucesso no tratamento das feridas com a infusão da calêndula, a espinheira-santa para o tratamento de gastrites e úlcera que acometem grande parte da população, e que podem substituir o medicamento Omeprazol.

"Farmácias vivas no Brasil e em Arapiraca já são uma realidade, por termos o princípio ativo não apenas das plantas, mas também o princípio ativo no coração", disse Edinalva Pinheiro, destacando o compromisso da gestão da prefeita Célia Rocha e dos secretários de Saúde, Ubiratan Pedrosa, e das equipes das secretarias de Agricultura e Educação.

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário