terça-feira, 3 de novembro de 2015

Livro Vermelho da Flora do Brasil



‪#‎FloraDoBrasil‬ | Signatário da Convenção da Diversidade Biológica (CDB), o Brasil comprometeu-se a avaliar o estado de conservação de todas as plantas conhecidas, conforme definido na Estratégia Global para Conservação de Plantas (GSPC).

Esta é uma das atribuições do Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora), do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, que lançou, em 2013, o primeiro Livro Vermelho da Flora do Brasil, baseado nas diretrizes, critérios e categorias da União Internacional para Conservação da Natureza (UICN).

➡ Acesse a publicação: http://goo.gl/v16vt4

Esse livro foi um marco em âmbito nacional, pois constituiu um dos primeiros esforços envolvendo um número grande de especialistas botânicos, articulados em rede, para a avaliação do risco de extinção da flora de um país tão megadiverso como o Brasil. É uma publicação que norteia políticas públicas de conservação da flora no país, e resultou na Lista Oficial de Espécies da Flora Brasileira Ameaçadas de Extinção (2014).


Descrição da imagem ‪#‎PraCegoVer‬: Capa e contra capa do Livro Vermelho da Flora do Brasil 2013, contendo o título da obra, os nomes dos organizadores Gustavo Martinelli e Miguel Avila Moraes e a foto de uma mão segurando uma pequena muda de planta. Sob a imagem do livro há um grafismo baseado nas formas das folhas de diversas plantas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário