quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Manifesto à Sociedade mostra o que é comida de verdade

Fonte: Ascom/Consea - Quinta-feira, 19 de Novembro de 2015 


Ao final da 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, realizada de 3 a 6 de novembro, em Brasília, os participantes aprovaram a elaboração de um Manifesto à Sociedade Brasileira, a fim de mostrar o que é comida de verdade – o tema do encontro -, bem como conclamar sociedade e governos a se mobilizarem em torno desta causa.

O documento, que acaba de ser concluído e divulgado pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), diz que “comida de verdade começa com o aleitamento materno, é produzida pela agricultura familiar, com base agroecológica e com o uso de sementes crioulas e nativas”.

O manifesto defende a produção de alimentos por meio do manejo adequado dos recursos naturais, levando em consideração princípios de sustentabilidade, conhecimentos tradicionais e especificidades regionais. “Comida de verdade é livre de agrotóxicos, de transgênicos, de fertilizantes e de todos os tipos de contaminantes”, diz o documento.

O manifesto diz que comida de verdade “promove hábitos alimentares saudáveis no campo, na floresta e na cidade”. Também afirma que “comer é um ato político”. Segundo o manifesto “comida de verdade não mata nem por veneno nem por conflito”.

Por fim, o documento mostra que “a alimentação no Brasil é resultado do encontro de povos e culturas que formaram nossa nação e carrega em sua história a dor e o sofrimento dos povos originários e africanos escravizados, que se perpetuaram nas restrições de acesso à terra e aos modos de produção”.

Todos os documentos e produtos aprovados na 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional estão divulgados na página oficial do Consea na Internet (www.planalto.gov.br/consea). Para ler e baixar o Manifesto à Sociedade Brasileira, clique aqui.

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário