sexta-feira, 20 de novembro de 2015

O consumo de linhaça interfere no uso de alguma medicação?


24 jun 2009 

Não foram encontrados estudos que evidenciassem qualquer interação medicamentosa com o uso da linhaça, ou seja, a linhaça pode ser usada independentemente do uso de outras medicações. De acordo com especialista a linhaça possui as seguintes contra-indicações: obstruções digestivas e íleo paralítico.

A semente de linhaça tem cerca de 39% de óleo em sua composição. Seu óleo é um dos alimentos mais rico em Ômega 3 da natureza (cerca de 57%) e de Ômega 6. A relação ideal entre Ômega 3 e Ômega 6 é de 1:4 respectivamente, enquanto o óleo vegetal de linhaça apresenta uma relação de 1:3, muito próxima do ideal. Essa presença balanceada entre o Ômega 3 e o Ômega 6 permite a produção das prostaglandinas, que são corpos biologicamente muito ativos e importantes que agem como removedoras do excesso de sódio nos rins, diminuindo assim a retenção de líquidos. A alta taxa de Ômega 3 faz da linhaça um alimento de caráter preventivo à saúde, sendo um importante agente antioxidante e renovador celular.

A linhaça vem sendo cada vez mais utilizada para auxiliar o tratamento da dislipidemia (colesterol alto), diabetes, constipação (intestino preso), retenção hídrica pré-menstrual, sintomas da menopausa e na prevenção de alguns tipos de câncer, especialmente o de mama, cólon e próstata.

Bibliografia Selecionada

  1. Sposito A C, Caramelli B, Fonseca FAH, Bertolami MC. IV Diretriz Brasileira sobre Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose: Departamento de Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Arq Bras Cardiol. 2007;88(supl.1):2-19. Disponível em: http://publicacoes.cardiol.br/consenso/2007/diretriz-DA.pdf. Acesso em: 30 mar 2015
  2. Bloedon LT, Balikai S, Chittams J, Cunnane SC, Berlin JA, Rader DJ, Szapary PO. Flaxseed and cardiovascular risk factors: results from a double blind, randomized, controlled clinical trial. J Am Coll Nutr. 2008 Feb;27(1):65-74.

3 comentários: