quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Pesquisadora explica como indígenas ajudam a preservar sementes do país

Apresentação Mara Régia, da Radioagência Nacional.

Viva Maria se ocupou de um tema que é crucial para a soberania do povo brasileiro e também para a reafirmação dos territórios indígenas. Falo das sementes, que ontem foram alvo de uma roda de conversa com mediação da pesquisadora Terezinha Dias, da Embrapa Recursos Genéticos – Cenargem.

Na oportunidade, ela relembrou a lenda que fez com que os Krahôs do Tocantins, em 1994, se dirigissem ao Cenargem em Brasília em busca de sua Semente Estrela.

Terezinha conta ao Viva Maria essa história que é parte da identidade do povo Krahô. Ela também comenta as implicações da aprovação da PEC 215 na preservação dos recursos genéticos brasileiros. Nesta quarta-feira, um protesto dos indígenas contra a Proposta de Emenda à Constituição chegou a suspender os jogos.

A PEC 215 altera as regras para a demarcação de terras indígenas, de remanescentes de comunidades quilombolas e de reservas. Pelo projeto aprovado em comissão especial da Câmara, o Congresso Nacional passa a dar a palavra final sobre o tema. O texto proíbe ainda a ampliação de terras indígenas já demarcadas e prevê a indenização de proprietários inseridos nas áreas demarcadas, ainda que em faixa de fronteira.

Para ouvir o áudio em seu player e/ou fazer o download do arquivo MP3 clique aqui.

in EcoDebate, 03/11/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário