quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Consumo exagerado de alimentos fitness (grupoalimentosfuncionais.blogspot.com.br)

Alimentos fitness? Oba, vamos comprar grandes quantidades, está na moda e ajuda a emagrecer. ERRADO!!
O modismo “fitness’’ fez com que muitas pessoas esquecessem que apesar dos benefícios desses produtos, seja um alto teor de fibras, redução de sódio, redução de calorias, o seu consumo não deve ser exagerado, pois muitos associam que um produto com redução pode ser consumido em excesso.

É fitness? Então posso consumir sem restrição? Não!!

Os produtos encontrados no mercado, intitulados como “fitness” pela população em geral, apresentam em seus rótulos as descrições de “diet” e “light”, “detox”, “”. Muitas pessoas acreditam que, quando tá no rótulo essas descrições, podem consumir somente esses produtos que irão perder peso e, consequentemente consomem exageradamente esses alimentos.
Esse mito que consumir produtos “fitness” gera a perda de peso, é devido as restrições calóricas de alguns alimentos, por não conter glúten/lactose, que geralmente é relacionado com hábito de alimentação saudável. Muitos produtos apresentam benefícios que devem ser apreciados, por exemplo os alimentos com alto teor de fibras que auxiliam o funcionamento do intestino, os alimentos com redução de sódio, que são excelentes para pessoas que possuem retenção de líquidos ou para prevenção de pressão alta. 
Os produtos especiais “sem glúten’’ “sem lactose”, são destinados as pessoas que possuem restrições no consumo dos alimentos que contém essa proteína (glúten) ou o açúcar do leite (lactose), seja por alguma doença, intolerância ou alergia, a grande questão é que atualmente a população acredita que consumindo esses produtos sem lactose estão adquirindo benefícios especiais para saúde, mas isso não é verdade, os benefícios são para as pessoas que possuem alguma doença ou restrição no consumo de produtos que contém glúten e/ou lactose.

Um grande problema é que como são vistos como alternativas saudáveis para lanches, o consumo exagerado, faz com que, as pessoas substituam o exercício físico por esses alimentos. As pessoas possuem a falsa segurança que consumindo esses alimentos, podem se exercitar menos.
Vamos relembrar dois conceitos básicos que geralmente são confundidos e que muitas pessoas consoem. Como as diferenças entre diet e light:

Diet: são caracterizados por alimentos destinados a fins especiais, pois são formulações especiais que são destinados as pessoas que possuem algum distúrbio, como diabetes, hipertensão ou alergias alimentares. Desta forma deve apresentar total ausência de determinado ingrediente, geralmente é açúcar ou sódio, sendo substituído por outro ingrediente que não precisa ter um menor valor calórico.
Vale ressaltar a importância destas substituições, pois para quem deseja a perda de peso, esse produto não apresenta menos calorias e seu consumo deve ser destinado as pessoas que necessitem da ausência de certos ingredientes.
Light: os alimentos devem apresentar redução de no mínimo de 25% de algum componente calórico, por exemplo: açúcar, gordura, sal, porém não precisam ser destinados a fins especiais como os produtos considerados diet.

Devemos estar sempre atentos ao consumo de light, diet, alimentos fitness, pois devemos controlar a quantidade que comemos, caso contrário não teremos os benefícios indicados e, tudo isso deve estar associado a atividade física.

Atividade física regular e um estilo de vida saudável são a chave para a manutenção ou obtenção do seu peso ideal, seu peso saudável. Dietas de 10, 15 e 30 dias podem trazer objetivos a curto prazo, mas se você deseja uma alimentação saudável que traga benefícios para sua saúde, faça da sua alimentação seu estilo de vida diário.
Gizele Bruna Barankevicz 
Nutricionista - UNICENTRO
Doutoranda em Ciência e Tecnologia de Alimentos - ESALQ/USP
Sob Orientação: Profª Jocelem Mastrodi Salgado

Postado há 3 weeks ago por GEAF FUNCIONAIS

2 comentários: