quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

COP21: Indígenas querem acordo com artigo específico sobre seus direitos

Líderes dos povos nativos fazem carta aberta expressando visões sobre documento final que deve ser adotado esta semana; representante de ONG afirma que terras indígenas guardam 20% do carbono das florestas tropicais.
Félix Santi líder do povo Sarayaku. Foto: COP21/Flickr

Por Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York. 

O respeito aos direitos dos povos indígenas foi um dos destaques desta terça-feira na Conferência da ONU sobre Mudança Climática, COP21. Em Paris, o Fórum Internacional dos Povos Indígenas divulgou uma carta aberta aos ministros do mundo todo.

Os líderes indígenas declaram “forte apoio” a metas de redução de carbono que limitem o aumento da temperatura global a menos de 1.5° Celsius. Segundo eles, este nível é essencial para reduzir impactos da mudança climática e para a proteção do planeta.

Artigo

Os povos nativos do mundo todo também pedem que o acordo final da COP21 especifique, no artigo 2, a importância do respeito aos direitos dos povos indígenas.

O coordenador de estratégia de Conservação de Terras Indígenas da ONG The Nature Conservancy acaba de retornar de Paris. Já em Brasília, Helcio Souza explicou à Rádio ONU detalhes da participação dos indígenas na COP21.

Divisões

“Já houve um acordo entre os países, e o Brasil inclusive apoiou, de inserir na introdução do documento a menção ao respeito aos direitos dos indígenas na implementação do acordo. Mas o que os indígenas estão querendo é que isso não fique inserido só na introdução, mas que fique inserido dentro do artigo 2 do acordo. Há uma divisão entre os países com relação a este ponto, se mantém ou não este item dentro do artigo 2. A posição do governo brasileiro é aparentemente de não estar se opondo a manter no artigo 2, mas também não tem defendido isso, como outros países, como o Canadá.”

Segundo o especialista, as terras indígenas guardam 20% do carbono das florestas tropicais do mundo, sendo o “estoque de carbono mais confiável” que existe.

Helcio Souza avalia que a última semana da COP21 começou com um clima de otimismo para a adoção de um acordo de combate à mudança climática. A conferência em Paris segue até sexta-feira.


in EcoDebate, 09/12/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário