quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Nerium oleander

Sociedade Portuguesa de Botânica 


O Nerium oleander (também conhecido como aloendro) é um arbusto espontâneo da região mediterrânica, desenvolve-se nomeadamente nas margens dos ribeiros e barrancos da zona sul do país. 

O Nerium é amplamente utilizado em jardinagem pela sua floração vistosa, rosa ou branca, que ocorre no fim da Primavera e no Verão, quando grande parte das plantas anuais já floresceram. Forma um arbusto que pode chegar aos 2-3 metros de alto, com uma longevidade superior a quarenta anos. Destaca-se a resistência desta planta às temperaturas elevadas, à aridez do substrato, às chuvadas torrenciais, características do clima mediterrâneo, para além de se propagar facilmente por estacas.

Estas características fazem do Nerium uma planta de jardinagem decorativa, adaptada ao clima do sul do país, de baixo custo e manutenção fácil.

Refere-se também que é uma planta tolerante à poluição, podendo absorver a partir das folhas vários elementos presentes na poluição atmosférica e acumulá-los nas raízes (Rossini Oliva, S., Valdés, B. &. Mingorance, M. D:, 2007).

No entanto, é uma planta muito venenosa, e a sua toxicidade vem mencionada em numerosas obras, da antiguidade à actualidade:

• Dioscórides, século I “De materia medica” (tradução latina). (fonte: Dioscorides interactivo. Tradução multilíngua. Universidade de Salamanca)http://dioscorides.eusal.es/p2.php?numero=653

• Font Quer, P. (1961) Plantas medicinales. Ed. Labor (re-ed.Península).

• Ortiz, P. L. & Arista, M. (2012) Nerium oleander L. in Castroviejo, S. (coord. gen.) Flora iberica Vol. XI: 103-106. Real Jardín Botánico, CSIC, Madrid. http://www.floraiberica.es/…/texto/pdfs/11_131_01_Nerium.pdf

• Em Espanha, Nerium oleander está incluído na lista das plantas cuja venda ao público se encontra restringida ou proibida devido à sua toxicidade (ORDEN SCO/190/2004, de 28 de enero, in Boletín Oficial del Estado, 6 febrero 2004).http://www.boe.es/boe/dias/2004/02/06/pdfs/A05061-05065.pdf

O composto mais característico do Nerium oleander é a oleandrina. A oleandrina e os seus derivados estão presentes em todas as partes da planta (folhas, flores, latex, madeira, raízes), a sua concentração é variável no tempo e consoante as condições de cultura. A oleandrina é solúvel na água de rega, podendo encontrar-se nomeadamente na água acumulada quando a cultura do Nerium é feita em contentores; pode estar presente igualmente no fumo quando a planta é queimada.


O uso do Nerium em jardins de escolas apresenta portanto riscos; convem que a zona onde se encontram as plantas seja mantida limpa para as crianças não brincarem com as folhas ou com as flores que caírem ao chão e por descuido levarem o material à boca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário