terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Os avanços da fitoterapia, por Fabiano Jardim*

https://blog.atencaobasica.org.br/2015/12/07/os-avancos-da-fitoterapia-por-fabiano-jardim/

07/12/2015 – Diário Catarinense

Santa Catarina vem se destacando positivamente com exemplos práticos de utilização do grande potencial medicinal da flora brasileira, hoje com mais de 22 mil espécies catalogadas. Enquanto vários estados ainda não avançaram com a aplicação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares e da Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, Santa Catarina saiu à frente com leis próprias e estudos sobre esses importantes medicamentos produzidos com matérias-primas vegetais. Plantas como, por exemplo, quebra-pedra, orquídea de praia, sebastiana, cipó-unha-de-boi, entre outras, tiveram sua eficácia já reconhecida pelo uso tradicional confirmadas por estudos científicos em universidades do Estado.

As iniciativas pioneiras de Santa Catarina vieram se somar às decisões de âmbito nacional para o desenvolvimento dos medicamentos fitoterápicos, como a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) n° 26, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), de maio de 2014, que facilitou o registro dos medicamentos e deu novo status à indústria fitoterápica brasileira.

A lei estadual 12.386, de 2002, foi criada para estimular o desenvolvimento em Santa Catarina da cadeia produtiva da fitoterapia. A lei busca ainda a adequação tecnológica dos setores farmacêutico e agronômico catarinenses e a geração de emprego e renda no segmento, com foco no desenvolvimento sustentável e no manejo racional da biodiversidade do Estado. Além da aprovação dessa lei, desde 2012 ações educativas sobre os benefícios das plantas medicinais vêm sendo implantadas em unidades de saúde do Estado.

Estas iniciativas explicam o aumento do consumo dos produtos e medicamentos fitoterápicos pela população, que colocou Santa Catarina entre os estados que mais utilizam da fitoterapia no país.

Se outros estados seguissem o exemplo de Santa Catarina, a indústria fitoterápica brasileira conseguiria aumentar sua pequena participação de 5% no mercado mundial, além de evitar a perda de patentes e de espaço para empresas estrangeiras em território nacional. SC se destaca com a utilização do grande potencial medicinal da flora brasileira. 

*Diretor presidente do laboratório Belém Jardim Fitoterápicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário