terça-feira, 12 de janeiro de 2016

2016 Ano Internacional das Leguminosas 

Fonte: FAO - Terça-feira, 12 de Janeiro de 2016 


A 68ª Assembleia geral das Nações Unidas declarou 2016 como o Ano Internacional das leguminosas (IYP).

A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) foi designada para facilitar a implementação do Ano em parceria com governos, organizações relevantes, Organizações Não Governamentais e várias outras entidades.

O IYP 2016 objetiva intensificar a conscientização da população acerca dos benefícios nutricionais das leguminosas como parte de um sistema de produção sustentável visando à Segurança Alimentar e Nutricional. O ano vai criar uma oportunidade única para encorajar conexões através da cadeia alimentar para utilizar as leguminosas como fonte proteica, produções globais futuras de leguminosas, utilizar melhor a rotação de culturas e enumerar os desafios na troca de leguminosas.
O que são leguminosas e por que elas são importantes?

Leguminosas correspondem a plantações anuais entre 1 e 12 grãos ou sementes de tamanhos variados, forma e cor, usados para alimentação. O termo é limitado para plantações preparadas apenas para grãos secos, excluindo, portanto, plantações de vegetais, assim como plantações utilizadas prioritariamente para extração de óleos e plantações de leguminosas com propósito de semeadura (baseado na definição de “leguminosas e produtos derivados” da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura).

Plantações de leguminosas como lentilhas, feijões, ervilhas e grão-de-bico são uma parte importante da cesta geral de alimentos. Leguminosas são fontes vitais de proteínas e aminoácidos de origem vegetal para indivíduos ao redor do globo, e devem ser consumidas como parte de uma alimentação saudável para enfrentar a obesidade, assim como prevenir e ajudar no controle de doenças crônicas como diabetes, problemas coronários e cânceres. Elas são também uma importante fonte de proteínas vegetais para animais.

Adicionalmente, as leguminosas funcionam como fixadoras de nitrogênio nos solos contribuindo significativamente para fertilidade dos mesmos e influenciando positivamente no meio ambiente. 

O site do IYP vai ser a plataforma principal para compartilhamento de informações e fontes relevantes com diferentes parceiros. Acesse para maiores informações.

Tradução: Rafael Arantes

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário