quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Caps de Santa Rita, Paraíba, realiza Horta Terapêutica para auxiliar no tratamento de usuários

O Centro já tem a produção diária de diversas variedades de hortaliças, que estão sendo utilizadas nas refeições dos pacientes.

13 jan. 2016
Com o objetivo de auxiliar no tratamento de mais de 300 pessoas com transtorno mentais, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPs) Dr. Jarbas Maribondo Vinagre, localizado em Santa Rita, vem realizando o projeto de Horta Terapêutica. A proposta da horta surge de um modelo conhecido como oficinas terapêuticas, que visam restabelecer a cidadania e a reinserção social dos pacientes do Centro.

A Unidade, por meio da Secretaria de Saúde de Santa Rita, estabeleceu o cultivo da horta para que usuários tenham atividades terapêuticas e ocupacionais incluídas como exercícios contínuos. As hortaliças que forem produzidas também serão utilizadas nas refeições dos pacientes.

De acordo com a psicóloga Lourdinha Trindade, diretora do Caps, já se tem produção diária de alface, tempero verde, couve, brócolis, tomate, pimentão e cebola. O Centro ainda está plantando diversas variedades de plantas medicinais. A horta é realizada graça ao empenho dos usuários e de seus familiares, como também de todos os funcionários.

As oficinas terapêuticas são um meio de socialização e integração entre os usuários. Ao desenvolver essas atividades, o paciente volta a ter sua autoestima elevada, pois se sente capaz de realizar algo. 

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário