quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Delegação da Índia estuda abrir centro de excelência contra a fome similar ao do Brasil

Fonte: ONU Brasil - Quinta-feira, 28 de Janeiro de 2016 


No Brasil, delegação indiana conheceu o Bolsa Família, o Programa Nacional de Alimentação Escolar e as estratégias de apoio à agricultura familiar e de compras públicas de alimentos.

Nos dias 18 e 19 de janeiro, o Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos da ONU (PMA) participou de uma visita de estudos do governo da Índia ao Brasil, organizada pela agência de cooperação alemã GIZ.

O objetivo foi conhecer as iniciativas do governo brasileiro na área de segurança alimentar e nutricional e o trabalho do Centro da ONU. O governo indiano espera aprimorar suas iniciativas na área de segurança alimentar e está planejando a criação de um centro de excelência similar ao do Brasil.

Apesar do intenso crescimento econômico da Índia e de sua capacidade de produzir alimentos suficientes para toda a população, altos níveis de pobreza, insegurança alimentar e má nutrição persistem. O governo tem um dos maiores programas de distribuição de alimentos do mundo, conhecido como Sistema Público de Distribuição Dirigida. O programa fornece grãos para populações pobres.

Em 2013, o país aprovou o Ato de Segurança Alimentar Nacional, que garante em lei que 75% da população rural e 50% da população urbana têm direito a adquirir alimentos a preços subsidiados.

No Brasil, a delegação indiana, composta por membros do governo e representantes da GIZ, conheceu o Bolsa Família, o Programa Nacional de Alimentação Escolar e as estratégias de apoio à agricultura familiar e de compras públicas de alimentos. Eles conversaram com oficiais do governo brasileiro sobre a participação da sociedade civil, a articulação entre os diversos ministérios e entre o governo federal e os governos estaduais e municipais.

Os técnicos do Centro de Excelência apresentaram à delegação o trabalho de cooperação Sul-Sul que o Centro vem desenvolvendo desde 2011. Nesse período, quase 40 países visitaram o Brasil com apoio do Centro para conhecer políticas e programas de segurança alimentar e nutricional e combate à pobreza e desenvolver suas próprias soluções de combate à fome.

Os indianos estavam interessados em entender como o Centro de Excelência compartilha os conhecimentos acumulados pelo Brasil para o desenvolvimento de capacidades de outros governos de países em desenvolvimento. A Índia está discutindo atualmente a criação de um Centro de Excelência em segurança alimentar, em parceria com o PMA, e as experiências do Centro de Excelência contra a Fome no Brasil são um exemplo a ser seguido.

No dia 12 de janeiro, o ministro dos Direitos do Consumidor, Alimentação e Distribuição Pública da Índia, Ram Vilas Paswan, e a diretora executiva do PMA, Ertharin Cousin, assinaram uma carta de intenções para preparar a proposta de trabalho desse Centro de Excelência.

“Até o final deste ano, estamos planejando estabelecer os papéis e modalidades que esse centro de excelência deve desempenhar na Índia. Nos próximos sete ou oito meses estamos decidindo onde será o Centro, qual será o orçamento, qual deve ser sua contribuição e qual será o papel dos governos estaduais, do governo da Índia e do PMA”, contou Deepak Kumar, secretário adjunto do Departamento de Alimentação e Distribuição Pública do governo da Índia, que liderou a delegação em visita ao Brasil.

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário