segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Nova espécie de leguminosa é batizada com nome de pesquisadora da Epamig

Mimosa mitzi foi descrita por professoras das Universidades Federais de Viçosa e do Espírito Santo. Espécie foi caracterizada no acervo da Empresa
Samantha Mapa/Epamig
Herbário PAMG/Epamig possui acervo com mais de 57 mil exsicatas

Uma nova espécie de planta da família das leguminosas recebeu o nome da ex-pesquisadora da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e fundadora do herbário PAMG, Mitzi Brandão. A planta classificada pelas professoras Valquíria Dutra, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), e Flávia Garcia, da Universidade Federal de Viçosa (UFV) foi coletada pela botânica Mitzi, em Diamantina, em maio de 1993.

Desde então, a planta herborizada estava armazenada no Herbário PAMG entre as espécies indeterminadas do gênero Mimosa. De acordo com a curadora do Herbário PAMG da Epamig, Andréia Silva, em estudo realizado pelas professoras com as exsicatas (papel cartão com amostra de planta, prensada, seca e afixada) do Herbário PAMG, constatou-se que a planta não se encaixava em nenhuma descrição existente. Por isso, foi publicada uma caracterização e a espécie foi, por consequência, batizada Mimosa mitzi, que só pode ser encontrada, no Brasil, nas serras rupestres de Minas Gerais.

"Uma justa homenagem a uma pesquisadora que dedicou parte de sua vida à botânica e ao Herbário PAMG/Epamig", afirmou Andréia.

Outra novidade

Mais uma nova espécie encontrada pelas professoras, no PAMG, foi batizada como Mimosa myrioglandulosa. Um dos exemplares utilizados para a descrição foi coletado pela botânica Mitzi Brandão, em outubro de 1988, no município de Sacramento, na região do Triângulo Mineiro. "Essa espécie também é encontrada apenas nas serras de Minas Gerais, que devem ser cuidadas para que espécies como essas sejam protegidas e preservadas", ressalta Andréia.

Mimosa mitzi e Mimosa myrioglandulosa são duas das 33 espécies já caracterizadas a partir das mais de 57 mil exsicatas do acervo do Herbário PAMG/Epamig. 

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário