terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Ver o Peso – Cores e Sabores de Belém do Pará

Por JAQUELINE SOUSA 20 de outubro de 2015 

Localizado às margens da Baía do Guajará na Cidade Velha de Belém do Pará, tem-se a Ver-o-Peso, maior feira livre da América Latina. Um cenário singular não apenas pelo nome, mas também por sua diversidade de cores e sabores.

O nome bastante peculiar, e, conservado por mais de 300 anos pela tradição popular, carrega fatos históricos narrados e conhecidos pela maioria dos feirantes e expositores.

Marcado por paisagens excêntricas e complexos arquitetônicos rústicos, o Mercado é permeado por uma série de construções históricas, entre as quais, destacam-se, o Mercado de Carne, a Praça do Relógio, As Docas, a Feira do Açaí, a Ladeira do Castelo, o Solar da Beira, a Praça do Pescador, o Forte e os templos religiosos.

Nessa dinâmica, encontra-se uma diversidade de produtos típicos da região, entre os quais, destacam-se peixes, camarões, caranguejos, mariscos, aves, maniçoba pré-cozida, farinha de mandioca a moda paraense, castanha do Pará, hortaliças, o famoso açaí, cachaças artesanais (Ex. Cachaça de Jambu) e conservas de pimentas no tucupi.

Sob o clima equatorial – quente e úmido, acontecem as negociações. A feira traduz, um cenário único, algo característico do povo paraense. São bares com cervejas e cachaças regionais e restaurantes com comidas tradicionais, a exemplo o pato no tucupi, tacacá, peixe com açaí puro, maniçoba, caruru e chibé.

Saiba mais sobre a história da Ver-o-peso em: Ver-o-Peso (UFPA).

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário