sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

5 hábitos para melhorar a sua redação

Dica do:
Postado por: Carolina Pignatari

Olá, leitores do Canal do Ensino!

Se você acha que não escreve muito bem ou simplesmente quer melhorar suas técnicas de escrita, já sabe que o melhor jeito é praticar mesmo; escrever bastante, mais e mais. Sabemos que isso não é fácil, por isso separamos aqui 5 hábitos para melhorar a sua redação.

São dicas práticas e objetivas decomo escrever melhor, para quem sofre diante de uma folha – ou tela – em branco e mostram que é possível sim, com algum treino e dedicação, ter êxito no universo das palavras.

Parece tão fácil expressar uma opinião oralmente, então por que será que é tão difícil escrevê-las? Isso acontece porque escrever demanda habilidades linguísticas diferentes, isto é, conhecimento sobre sintaxe, organização textual, técnicas de redação, entre outros elementos que possibilitam que a mensagem seja emitida de maneira satisfatória. Conhecer esses elementos é indispensável para quem quer escrever mais e melhor, bem como livrar-se da influência da comunicação oral (muitas pessoas transferem para o papel vícios de linguagem próprios da oralidade) e da falta de familiaridade com a escrita.

Os desafios podem ser superados e os erros eliminados se você adquirir alguns hábitos simples, mas eficientes. Olha só.

Dicas para melhorar a redação

1- Sempre que possível, escreva

Crie oportunidades para treinar a escrita, mesmo que seja por meio de e-mails, bilhetes, lembretes, recadinhos etc. Claro que a comunicação oral é importante, mas sempre que houver a oportunidade, pegue um papel (ou computador, tablet, smartphone…) e treine a escrita. Você vai observar que existem inúmeras situações em nosso cotidiano que permitem esse exercício. Dê preferência para a escrita à mão, pois já foi comprovado cientificamente que escrever à mão treina as redes neuronais do cérebro, facilita o aprendizado de novos idiomas, entre outros benefícios.

2- Escolha um livro favorito

Pode ser qualquer um, desde que ele esteja sempre à mão. Já ouviu falar no livro de cabeceira, aquele que fica ali pertinho da cama para você folhear nos momentos de descanso? Pois é, adquira esse hábito e, pelo menos uma vez por dia, dê uma olhadinha em suas páginas. Parece simples, mas ler todos os dias, ainda que poucas páginas, pode melhorar o vocabulário e contribuir para uma melhor compreensão do funcionamento da língua.

3- Aprenda sempre

Enquanto escrevemos, é normal que surjam algumas dúvidas, e se você quer mesmo aprender a escrever melhor, é indispensável que vá atrás das respostas, seja consultando um dicionário, seja pesquisando na internet – o que não vale é fazer de conta que está tudo bem e assumir o risco de errar. Não há nada que não possa ser aprendido ou aperfeiçoado, basta um pouco de paciência e dedicação. Deixe a preguiça de lado e investigue, questione, não permita que uma dúvida linguística fique sem resposta, muito menos que um erro transforme-se em hábito.

4- Lembre-se do leitor

Este é um erro que muitas pessoas cometem: escrever sem pensar na inteligibilidade da mensagem. Os textos escritos não dispõem dos mesmos recursos dos textos orais (entonação, pausas etc.), recursos esses que facilitam a compreensão da mensagem. Por isso, todo cuidado é pouco e, antes de enviar um e-mail, por exemplo, faça o exercício simples de revisá-lo, um pequeno hábito que poderá eliminar ambiguidades e erros ortográficos e sintáticos que geralmente comprometem a clareza textual. Lembre-se sempre do clichê que sempre funciona: a pressa é inimiga da perfeição.

5- Evite o corretor ortográfico

Algumas pessoas não conseguem mais escrever sem utilizar esse artifício. Sabemos que o corretor é muito útil, mas será que você confere as dicas sugeridas por ele ou apenas acata a correção? Outra coisa: quantas vezes o corretor ortográfico já o induziu ao erro? Você já percebeu que nem sempre ele apresenta sugestões adequadas para o seu texto? Isso acontece porque essa é uma ferramenta que nem sempre é capaz de compreender nossas ideias e estilo de escrita, e o que deveria ajudar pode transformar-se em um verdadeiro inimigo. Faça o teste, experimente, em vez de habilitar o corretor, habilite-se a consultar um dicionário ou uma gramática. Com o tempo, você perceberá que pode aprender muito mais assim.

Siga essas dicas, ou melhor, faça delas um hábito para melhorar sua redação. Você logo vai sentir a diferença.

Boa leitura e boa escrita.

Até mais.

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário