quinta-feira, 17 de março de 2016

Estudo busca alternativa para controlar mosquito da dengue na flora do MS

Em 15 de março de 2016

Em laboratório, uma equipe de pesquisadores do Instituto de Química da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) vem desenvolvendo estudo com objetivo de investigar substâncias bioativas em plantas do Cerrado e Pantanal de Mato Grosso do Sul, incluindo plantas medicinais que possam se tornar medicamentos ou agroquímicos contra o mosquito Aedes aegypti.

A partir da coleta e identificação de plantas, etapa que conta com a colaboração dos botânicos da UFMS, os doutores Arnildo Pott e Valli J. Pott, a pesquisa submeteu os extratos a ensaios de avaliação de atividades antileishmania, antifúngica e larvicida. Foram selecionadas mais de 60 espécies vegetais ocorrentes nos municípios de Campo Grande, Aquidauana, Bonito, Dois Irmãos do Buriti, Corumbá e na Base de Estudos do Pantanal (UFMS). Desta seleção, 17 espécies foram escolhidas para participar da etapa de estudos químicos detalhados.
Para identificar se uma determinada planta possui substâncias com potencial atividade anticâncer, ou seja, propriedades antiproliferativas, mutagênicas ou antimutagênicas, propriedades larvicidas, neste caso, contra o vetor transmissor da dengue (Aedes aegypti), os testes de atividade biológica são decisivos. O que se espera observar, segundo a coordenadora do projeto, a pesquisadora da UFMS, Fernanda Rodrigues Garcez, é quais plantas apresentam atividades significativas em um ou mais dos testes realizados.

Após a identificação, os extratos foram submetidos às várias etapas de separação e purificação, guiadas pelos ensaios biológicos correspondentes, com o intuito de obter a caracterização da(s) substância(s) responsável(veis) pela atividade biológica apresentada pelo extrato.

No entanto, frisa a pesquisadora que “é importante ressaltar que o processo de busca de substâncias bioativas visando ao desenvolvimento de um novo medicamento engloba uma série de etapas, incluindo a participação de indústrias farmacêuticas. Tais etapas, onde apenas a primeira delas é a que estamos desenvolvendo através do presente projeto, podem levar pelo menos 10 anos para serem transpostas (desde a obtenção dos extratos vegetais até que o produto possa chegar como um medicamento às prateleiras das farmácias)”.

O grande mérito da pesquisa foi ter gerado conhecimento sobre substâncias da flora sul-mato-grossense com potencial utilização como agentes antitumorais, antileishmania e antifúngicos no combate ao mosquito. “A descoberta da composição química de espécies ocorrentes em Mato Grosso do Sul, aliado à avaliação de suas atividades biológicas, é um passo importante para se determinar as potencialidades econômicas imediatas ou a longo prazo. Foi demonstrado o potencial de várias espécies da flora como fonte de substâncias antineoplásicas (em função de suas atividades citotóxicas e genotóxicas) e com atividade antileishmania e de novos agentes de origem natural como uma alternativa ambientalmente segura e eficaz para o controle do vetor de transmissão da dengue”.

Assim, com relação à busca de substâncias com potencial atividade antitumoral, foram ou estão sendo ainda estudadas as espécies Galianthe thalictroides, Croton urucurana, Randia armata, Pogonopus tubulosus (Rubiaceae), Aniba heringeri, Mezilaurus crassiramea, Aiouea trinervis, Ocotea aciphylla (Lauraceae), Combretum lanceolatum, C. mellifluum [sin. C. discolor] (Combretaceae), Macrosiphonia petraea, M. velame, Aspidosperma verbascifolium (Apocynaceae).

No que diz respeito à busca de substâncias com atividade larvicida contra Aedes aegypti, foram estudadas as espécies Guarea kunthiana (Meliaceae) e Aiouea trinervis (Lauraceae).

Foi também feita uma triagem com extratos de 14 espécies medicinais para a seleção de plantas com atividade antileishmania, destacando-se a espécie Momordica charantia (Cucurbitaceae), cujas substâncias ativas presentes nas partes aéreas caracterizadas como cucurbitacinas se encontram em fase de purificação para serem posteriormente submetidas aos ensaios biológicos.

Os ensaios biológicos realizados no projeto incluem os de citotoxicidade in vitrofrente a linhagens de células tumorais para avaliação da atividade antiproliferativas, realizados sob a responsabilidade das Profas. Dras. Maria de Fátima C. Matos e Renata T. Perdomo, do Laboratório de Biologia Molecular e Culturas Celulares da UFMS. Já os ensaios de atividade antileishmania in vitro foram realizados sob a responsabilidade do Dr. Eduardo Caio Torres-Santos-FIOCRUZ-RJ.

O trabalho contou com a colaboração de outras duas instituições de pesquisa, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). De acordo com Fernanda, a mobilização conjunta trouxe diversos benefícios. Entre eles, a professora destaca que os alunos tiveram a oportunidade de acessar equipamentos não disponíveis em Mato Grosso do Sul, os quais tornaram mais rápidos as análises e permitiram localizar e identificar substâncias de interesse presentes nos extratos e frações das plantas estudadas.

Neste contexto, a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect) teve um papel essencial, relata Fernanda. “A Fundação viabilizou financeiramente a execução dos projetos de pesquisa, atuando na intermediação e obtenção de recursos dos órgãos de fomento federais e no direcionamento das atividades de pesquisa científica para setores de interesse regionais, além de contribuir na formação de recursos humanos para atuarem em diferentes segmentos da sociedade sul-mato-grossense”.

Além dos dados levantados, a pesquisa também contribuiu para viabilizar atividades interdisciplinares e envolvendo Química de Produtos Naturais e a área médica; bem como auxílio na capacitação de recursos humanos qualificados, em vista da participação de alunos de doutorado, mestrado e iniciação científica no projeto, contribuindo para o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado. O projeto faz parte do Pronem – edital voltado para Núcleos Emergentes de Mato Grosso do Sul, e tem apoio da FUNDECT.

Fonte: FUNDECT

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário