quinta-feira, 24 de março de 2016

NAC disponibiliza para download livro "Agroecologia na Convivência com o Semiárido"

14 Março 2016
O Núcleo de Agroecologia e Campesinato (NAC) da UFRPE apresentamos e disponibiliza para download o livro Agroecologia na Convivência com o Semiárido: Sistematização de Experiências Vividas, Sentidas e Aprendidas, organizado por Alzira Medeiros, Ana Dubeux e Maria Virginia de Almeida Aguiar. A publicação reúne reflexões realizadas por professores e estudantes no âmbito do Curso de Especialização Convivência com o Semiárido na Perspectiva da Segurança e da Soberania Alimentar e da Agroecologia. O livro envolve pesquisadores do Departamento de Educação e o Departamento de Ciências Domésticas da UFRPE.


Historicamente a formação profissional realizada por instituições de ensino superior vincula seus projetos pedagógicos a uma perspectiva desenvolvimentista em que predomina um enfoque tecnicista e economicista orientado para a modernização da atividade produtiva no meio rural. Tais instituições também desconsideram as diferentes formas de existência do campesinato, bem como seus conhecimentos e suas formas de resistência e mobilização.

Contrapondo-se a esse processo, se buscou adotar referenciais teórico-metodológicos fundados na educação popular por meio da sistematização de experiências que propiciassem a interpretação e a problematização das trajetórias de convivência com o semiárido e, ao mesmo tempo, potencializassem ações sociais em andamento.

Este livro registra a riqueza dos processos educativos vivenciados pelo curso de especialização como uma experiência diferenciada de educação em agroecologia no âmbito da educação superior. Está composto por oito sistematizações realizadas pelos estudantes e grupos de agricultores e agricultoras que revelam múltiplos sentidos para a construção da agroecologia, pois há um caminho sendo construído no fazer cotidiano com o envolvimento de homens e mulheres agricultoras e de jovens e adultos das mais diversas faixas etárias e em lugares e tempos diferentes de maturação.

A Introdução e o Capítulo 1 apresentam as concepções teóricas e metodológicas da proposta de sistematização de experiências adotada no curso, além de uma reflexão sobre a construção de conhecimentos no âmbito da academia e dos movimentos populares.

Esperamos que este rico material seja uma ferramenta útil para reflexões sobre agroecologia e segurança alimentar no Semiárido e seja motivador para novas experiências voltadas para a convivência com a região e para a conquista de sua soberania alimentar, bem como para a implementação de novas experiências de educação em agroecologia no País.

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário