quinta-feira, 24 de março de 2016

Plantas medicinais nos biomas brasileiros: a pesquisa da Embrapa


A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, através de suas 45 unidades distribuídas por todo o Brasil, desenvolve pesquisas de coleta, caracterização e conservação de plantas medicinais em todos os biomas brasileiros.

O Brasil possui seis biomas: Amazônia, Caatinga, Cerrados, Mata Atlântica, Pantanal e Pampas. A definição de bioma é: conjunto de vida (vegetal e animal) constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação contíguos e identificáveis em escala regional, com condições geoclimáticas similares e história compartilhada de mudanças, o que resulta em uma diversidade biológica própria.

Essas pesquisas são realizadas em parceria com outras instituições de pesquisa e ensino brasileiras e têm como objetivo conhecer e caracterizar, através de modernas técnicas de análise genética, o DNA dessas plantas de forma a comprovar o seu potencial para uso medicinal. Nesse sentido, o conhecimento tradicional é fundamental, pois é a base para o desenvolvimento das pesquisas. Na Embrapa, os saberes tradicionais e as tecnologias de ponta caminham juntos. É a associação entre o conhecimento ancestral e as inovações tecnológicas que garante a excelência do conhecimento.

Especialmente em relação às plantas medicinais, preservar o conhecimento popular é essencial, pois as informações sobre os usos das plantas são passadas pelos povos tradicionais de geração para geração. Unindo saberes de povos tradicionais a modernas ferramentas biotecnológicas, como transgenia, genômica e nanotecnologia, o grupo de cientistas da Embrapa busca na riqueza genética da biodiversidade brasileira a base para o desenvolvimento de tecnologias e produtos que possam melhorar a qualidade de vida da população.

Essa publicação apresenta a diversidade de plantas medicinais e aromáticas em todas as regiões brasileiras e o trabalho da Embrapa para desenvolver pesquisas e metodologias de coleta, caracterização e conservação desse material genético de forma a contribuir para a sustentabilidade da agricultura no Brasil.

Publicação da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia,
Parque Estação Biológica - PqEB, Av. W5 norte (final) - CEP: 70770-917, Brasília, DF.sac@cenargen.embrapa.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário