quinta-feira, 24 de março de 2016

Projeto incentiva a produção de medicamentos com ervas

18 Março, 2016
Foto: Ascom/MDA

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) articularam uma programação no município de Óbidos, no Oeste do Pará, para conhecer uma experiência de plantio e beneficiamento de plantas medicinais. A apresentação do projeto, que é da Diocese local, ocorreu ontem (17) e foi acompanhada pela diretora de Políticas para Mulheres Rurais do MDA, Célia Watanabe; pelo superintendente do Incra no Oeste do Pará, Claudinei Chalito; e por Dom Bernardo Johannes Bahlmann, bispo de Óbidos. 

A visita de gestores do MDA e do Incra faz parte do planejamento para a execução do acordo de cooperação técnica assinado entre a autarquia e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em outubro do ano passado. A parceria prevê o fomento à pesquisa e ao desenvolvimento de tecnologias e inovações no uso sustentável da biodiversidade, em especial, de plantas medicinais e fitoterápicos, em associação com o público beneficiário da reforma agrária.

Na visita a Óbidos, Célia Watanabe e Claudinei Chalito conheceram o grupo de mulheres que atuam na Pastoral da Criança. Lá, ao menos, 100 mulheres trabalham diretamente com o plantio e o beneficiamento de ervas medicinais. Uma mini farmácia foi apresentada aos gestores do MDA/Incra.

Adriana do Carmo Soares, coordenadora da Pastoral da Criança, explicou que o trabalho com plantas medicinais envolve mulheres urbanas e rurais, que atendem em torno de três mil famílias anualmente. “A gente recomenda que cada voluntária tenha ervas medicinais em seu quintal para o momento da capacitação sobre remédios alternativos”. “A gente trabalha com hortelã, gengibre, eucalipto, folha da algodoeira, sucuba, mastruz”, complementou a coordenadora. 

Célia Watanabe disse que foi um momento de conhecer as diferentes experiências dos biomas brasileiros com plantas medicinais. “Na parceria entre o Incra e a Fiocruz, buscamos potencializar o trabalho das mulheres rurais, sobretudo, das que estão em assentamentos da reforma agrária, mas do entorno também. O intuito é incentivar a produção de plantas medicinais em seus quintais produtivos. Da parte do MDA, acompanhamos a participação das mulheres rurais, de forma geral, para possibilitarmos alternativas que ampliem sua capacidade de produção e a autonomia econômica”, acrescentou.

Claudinei Chalito reforçou que o objetivo da visita a Óbidos foi identificar o potencial de trabalhos pré-existentes com plantas medicinais. Uma das alternativas discutidas pelo MDA/Incra para incrementar a parceria com a Fiocruz é a operacionalização do crédito Fomento Mulher, no valor de até R$ 3 mil, destinado à implantação de projeto produtivo sob responsabilidade da mulher titular do lote da reforma agrária.

“Para nós, é um trabalho muito importante, sobretudo, para fortalecer as mulheres e as famílias que vivem em nossas comunidades. Nós precisamos olhar com mais carinho para estas populações que vivem no meio rural. Estamos diante de possibilidades. Temos a vontade de trabalharmos juntos e vamos analisar, aos poucos, como podemos desenvolver”, comentou Dom Bernardo.

Toda a agenda de Célia Watanabe e Claudinei Chalito foi acompanhada por Dom Bernardo. Na oportunidade, ele apresentou os atuais projetos da Diocese de Óbidos, dentre os quais, aqueles com foco em populações rurais, como a Casa Familiar Rural, a Pastoral Social e a manutenção de uma área rural para fins de reflorestamento.

See more at: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário