quinta-feira, 17 de março de 2016

São Lourenço do Sul, RS: Repelente a base de citronela elaborado através do Programa Municipal de Plantas Medicinais e Fitoterápicos auxilia no combate ao Aedes aegypti

São Lourenço do Sul continua livre do Aedes aegypti. No entanto, a Secretaria Municipal de Saúde não mede esforços para continuar combatendo o mosquito. Entre as ações desenvolvidas pela Prefeitura com este objetivo, destaca-se uma novidade: através do Programa Municipal de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, está sendo produzido um repelente a base de citronela. A medida foi anunciada pelo secretário municipal de Saúde, Arilson Cardoso, em reunião realizada na manhã de segunda-feira (14), com a coordenadora da Estratégia de Saúde da Família (ESF), Caren Cunha, Inês Klug e Angélica Bichler.

O repelente será aplicado em veículos que fazem o transporte de pacientes do município para outras cidades onde exista infestação do Aedes aegypti e a loção também será disponibilizada para os motoristas e pacientes. Oficinas nas escolas e Unidades Básicas de Saúde orientando sobre o uso e manejo da citronela, a confecção da loção e a distribuição do repelente vêm sendo realizadas.

O secretário municipal de Saúde, Arilson Cardoso afirma que o repelente também deve começar a ser distribuído para as gestantes. “Começaremos a distribuir a loção repelente para as gestantes atendidas pelo programa Primeira Infância Melhor – PIM e depois disponibilizaremos nas Unidades Básicas de Saúde para todas as gestantes usuárias do Sistema Único de Saúde” – explica.

Cardoso afirma que a iniciativa integra uma série de ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde com o objetivo de manter São Lourenço do Sul livre do Aedes aegypti. “Os agentes comunitários de saúde e agentes de endemias já visitaram aproximadamente cinco mil domicílios. Não foi encontrada nenhuma larva do Aedes. Em todos os focos as larvas foram analisadas e são mosquitos comuns” – destaca.

Desde a segunda quinzena de fevereiro, cinco agentes de endemias do Setor de Vigilância Sanitária e Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde, além de 35 agentes das equipes da Estratégia de Saúde da Família visitam as residências na zona urbana de São Lourenço do Sul. As visitas continuam e têm como objetivo orientar e inspecionar 100% das residências na zona urbana, apontando locais que possam ser foco do mosquito Aedes aegypti.

Caso o morador rotineiramente não esteja em casa e o domicílio se encontre fechado, a Secretaria Municipal de Saúde orienta a comunidade para que procure autorizar algum vizinho de confiança para poder acompanhar o agente em inspeção ou que entre em contato com o serviço de Vigilância Sanitária através do fone 3251-9558.

O monitoramento é constante, com uma equipe trabalhando diariamente no combate ao Aedes aegypti. O Setor de Vigilância Sanitária e Ambiental monitora semanalmente 64 armadilhas instaladas em diversos pontos do município. Também são mapeados 30 pontos considerados de risco para a entrada do mosquito no município, como ferro-velho, oficinas, revendas de veículos, cemitérios e postos de combustíveis. Além destas ações, o Setor de Vigilância Sanitária e Ambiental também está envolvendo a comunidade escolar com palestras de orientação sobre a prevenção ao Aedes aegypti.

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário