quarta-feira, 4 de maio de 2016

Óleos essenciais - I

Cleber Luís de Lima Gabriel - Engenheiro de Produção e acadêmico de Química

Nos vegetais, didaticamente, ocorrem dois tipos de metabolismos, o primário e o secundário, os quais, produzem compostos, denominados, respectivamente, de metabólitos primários e metabólitos secundários. Onde os metabólitos primários são utilizados diretamente para sua alimentação e sua nutrição, sendo considerados imprescindíveis para o seu desenvolvimento e são universais, isto é, estão presentes em todas as plantas, tais como os carboidratos, os lipídios, as proteínas e os aminoácidos. Os metabólitos secundários são utilizados para garantir a adaptação da espécie em um ambiente. Dentre os secundários, são exemplos: alcaloides, flavonoides, saponinas e óleos essenciais.

Para se defender dos predadores ou fatores estressantes, as plantas possuem sistemas de autodefesa. Existem as defesas físicas, como, por exemplo, por meio de seus espinhos ou de sua cutícula, e as defesas químicas utilizando os metabólitos secundários, como os óleos essenciais, também denominados de óleos voláteis.

Esses compostos, dependendo da espécie, possuem diferentes funções. Atuam para atrair polinizadores, como agentes antimicrobianos, contra calor excessivo e estresse hídrico. As plantas também utilizam os óleos essenciais para inibir a germinação de outras espécies que competem por recursos naturais como água, solo e luz, fenômeno denominado de alelopatia. 

Os óleos essenciais são substâncias químicas e assim denominadas devido à sua composição lipofílica, diferente da composição glicerídica de outras gorduras e óleos.

Os óleos essenciais são produzidos nas seguintes partes da planta: cascas de frutos (denominados cítricos), flores, folhas, raízes, cascas da árvore, resinas da casca, sementes. 

Os óleos essenciais ficam dentro de “bolsas” que são denominadas tricomas. Esses tricomas são rompidos naturalmente liberando o óleo essencial onde formará uma “nuvem aromática” ao seu redor. Veja figura abaixo:
Secções transversais das folhas de Lippia sidoides
Fonte: Guimarães et al. (2014).

O óleo essencial é formado por várias substâncias. A figura ilustra as principais substâncias encontradas no óleo essencial de citronela.
Fonte: Castro et al. (2010)

Referências

CASTRO, Henrique Guilhon de; PERINI, Vilma Borges de Moura; SANTOS, Gil Rodrigues dos and LEAL, Tarcísio Castro Alves Barros. Avaliação do teor e composição do óleo essencial de Cymbopogon nardus (L.) em diferentes épocas de colheita. Rev. Ciênc. Agron. [online]. 2010, vol.41, n.2 [cited 2016-05-04], pp.308-314. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rca/v41n2/v41n2a20.pdf. Acesso em: 04 de mai 2016.

GUIMARÃES, Luiz Gustavo de Lima et al. Óleo essencial de Lippia sidoides nativas de Minas Gerais: composição, estruturas secretoras e atividade antibacteriana. Rev. Ciênc. Agron. [online]. 2014, vol.45, n.2 [cited 2016-05-04], pp.267-275. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rca/v45n2/a06v45n2.pdf. Acesso em: 04 de mai 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário