domingo, 19 de junho de 2016

Plantas espontâneas comestíveis e medicinais dos quintais - dicas para identificar beldroega e piolhinho

Texto:
Marcos Roberto Furlan - Engenheiro Agrônomo
Vanéia da Silva Rocha - Acadêmica de Agronomia - UNITAU

Uma das principais dificuldades para quem quer aproveitar os recursos que a natureza oferece é a identificação quando se trata de plantas que nascem espontaneamente. 

Neste primeiro texto, são abordadas duas espécies que são utilizadas na culinária por algumas comunidades tradicionais e que são desconhecidas como alimento para a maioria da população, o que justifica serem classificadas como alimentos não convencionais. 

Uma é denominada popularmente por beldroega e com o nome científico Portulaca oleracea. A outra é o piolhinho, também conhecido por vários outros nomes populares, como, por exemplo, major-gomes, colarzinho, maria-gomes e manjogomes, e denominado cientificamente por Talinum paniculatum

Alguns também conhecem a T. paniculatum como beldroega ou beldroegão, o que causa confusão com P. oleracea

O que possuem em comum? 

Além de serem comestíveis, ambas possuem folhas "suculentas" e caule tenro. Pertencem à família Portulacaceae e também possuem usos medicinais. 

O que as diferenciam quanto às características visuais? 

A beldroega é rasteira e sua inflorescência com flores amarelas não se destaca, enquanto o piolhinho é ereto e possui uma inflorescência com flores de cor rosa em pendão. 
Flor da beldroega. 
Flor do piolhinho. 

Plantas espontâneas dos quintais com folhas suculentas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário