quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Coleção Botânica de Plantas Medicinais de Farmanguinhos é institucionalizada

Denise Monteiro 19 Julho 2016

Durante reunião da Câmara Técnica de Coleções Biológicas da Fiocruz (12/07), o Herbário Farmácias Verdes de Farmanguinhos foi institucionalizado, tendo o nome alterado para Coleção Botânica de Plantas Medicinais (CBPM). Com o reconhecimento da coleção, a Fiocruz passa a ter 31 coleções biológicas divididas em quatro áreas - Microbiológicas, Zoológicas, Histopatológicas e Botânicas. A área de Coleções Botânicas é inédita para a instituição.

A CBPM, antes chamada Herbário Farmácias Verdes, foi criada em 2001, com apoio do Instituto de Tecnologia em Fármacos e da Plataforma Agroecológica de Fitomedicamentos (PAF) do Núcleo de Gestão em Biodiversidade e Saúde (NGBS) de Farmanguinhos/Fiocruz. A coleção está sob a responsabilidade do curador Glauco de Kruse Villas Bôas, coordenador do NGBS, e do curador substituto Marcelo Neto Galvão, botânico da PAF.

A Coleção conta com um acervo formado exclusivamente por exsicatas de plantas medicinais e tem por objetivo garantir a determinação botânica e a rastreabilidade de espécies vegetais de interesse medicinal. O acervo permite acesso seguro e o uso racional de plantas medicinais e fitoterápicos, fomentando o uso sustentável da biodiversidade e o desenvolvimento de projetos de CT&I,relacionados a medicamentos de origem vegetal, de acordo com os preceitos da Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (PNPMF).

A Coleção Botânica de Plantas Medicinais dedica-se a coleta, georreferenciamento, armazenamento, permuta, preservação e determinação botânica de plantas medicinais, além de prestar assessorias nas áreas de botânica, farmacobotânica e etnobotânica para atender a Fiocruz e demais instituições cujos projetos sejam cadastrados na PAF. 
Desde 2013 a direção de Farmanguinhos investe na coleção do acervo através da aquisição de equipamentos e melhoria de infraestrutura. Este reconhecimento ressalta a importância do herbário na área de PD&I em medicamentos da biodiversidade e tornou possível sua institucionalização.

A partir da publicação da portaria, que reconhece a coleção, será disponibilizado no portal eletrônico da Fiocruz o link com as informações da CBPM e o e-mail oficial para contato.
Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário