quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Instituto Federal do Paraná: Seminário de Direitos das Benzedeiras e Ofícios Tradicionais discute direitos coletivos e os conflitos socioambientais

O IFPR Campus Irati, através do eixo de Recursos Naturais, promoveu no dia 13 de agosto o Seminário de Direitos das Benzedeiras e Ofícios Tradicionais. Participaram do evento mais de 60 benzedeiras, além de alunos dos cursos técnicos integrados em Agroecologia e em Informática.

“Além das benzedeiras do município de Irati, participaram também benzedeiras de Rebouças, São João do Triunfo e Teixeira Soares, locais que já possuem um trabalho organizado, que irá servir como referência para esse trabalho em Irati”, destaca o coordenador do curso de Agroecologia, Professor João Luis Dremiski. O professor ressalta ainda que este é um tema discutido em sala de aula com a turma do 1º ano de Agroecologia.

A formação dos conteúdos do curso de direito foi realizada pela organização não governamental Terra de Direitos, de Curitiba, que trabalha com direitos humanos. Foi discutida a questão dos direitos coletivos e os conflitos socioambientais em que as benzedeiras estão envolvidas ou têm enfrentado, como por exemplo, a questão do reconhecimento formal, do acesso à coleta de plantas medicinais em comunidades que estão sendo prejudicadas pelos agrotóxicos, das monoculturas e por unidades de conservação que não permitem a coleta de plantas medicinais nativas da região.

O curso teve como parceiros além da organização não governamental Terra de Direitos, o movimento social Aprendizes da Sabedoria; MASA; a Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO; a Prefeitura Municipal de Irati, o grupo de estudos Encontra da Universidade Federal do Paraná – UFPR; e a Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG.

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário