quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Maranhão: Fitoterapia nos Municípios do Mais IDH chega por meio da Farmácia Verde

Profissionais da área da saúde estão conhecendo o histórico das plantas medicinais, modo de utilização e indicações. Foto: Francisco Campos/SES

Com tecnologia de alto impacto na obtenção de resultados e baixo custo, teve início a capacitação de equipes da Força Estadual de Saúde (Fesma) para implantação do Programa de Fitoterapia nas Comunidades e em Municípios do Plano Mais IDH – Farmácia Verde. O programa, executado pelo Governo do Estado, sob a coordenação da Secretaria de Saúde (SES), vai oferecer a fitoterapia para o tratamento da população, passando pela valorização da multiculturalidade.

A apresentação do projeto para os profissionais farmacêuticos e nutricionistas começou na segunda-feira (1º) e prosseguirá até sexta-feira (5), no Herbário Ático Seabra da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), instituição parceira do projeto. “É um projeto inovador que vai qualificar ainda mais o trabalho executado pela Fesma. Inserido no Programa Nacional de Políticas Integrativas e Complementares do SUS, o projeto vai ofertar o tratamento da fitoterapia em 30 municípios do Plano Mais IDH”, explicou o secretário adjunto da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES, Marcelo Rosa.

Durante a capacitação, teórica e prática, a farmacêutica Kallyne Bezerra, coordenadora do projeto, apresentou o histórico das plantas medicinais, modo de utilização e indicações. A fitoterapia na pediatria trata doenças de pele, verminoses, afecções respiratórias, febre, diarreia e vômitos, desnutrição, pneumonia, bronquites e asma, por exemplo. “Após a fase de capacitação, a nossa equipe vai visitar os 30 municípios com ações da Fesma. O objetivo é acompanhar os profissionais capacitados e realizar uma fase de diagnóstico para avaliação dos locais para implantação dos herbários”, informou.

Leandro Sousa de Moraes, farmacêutico da equipe da Fesma de Belágua, é a favor da utilização de plantas medicinais na atenção básica, sobretudo por conta da efetividade terapêutica. “O trabalho da Fesma é focado na atenção básica e atende uma população predominantemente de baixa renda. O programa de Fitoterapia vai promover o uso de plantas medicinais, com orientação profissional”, disse.

Capacitação

Por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a UFMA, nutricionistas e farmacêuticos da Fesma recebem treinamento sobre a efetividade terapêutica das plantas medicinais para o fortalecimento da tradição cultural e a iniciativa local do cultivo, na manipulação e no uso de plantas medicinais de forma correta. A coordenadora do Herbário Ático Seabrada UFMA, Terezinha Rêgo, destacou a iniciativa do Estado em promover a interiorização do Programa de Fitoterapia. “A fitoterapia é o meu oxigênio”, afirmou a pesquisadora.

O secretário de Articulação de Políticas Públicas, Marcos Pacheco, explicou que o Governo do Estado incorpora uma tecnologia de alto impacto e efetivamente capaz de obter resultados, com comprovação científica. “A implantação do Programa de Fitoterapia nas Comunidades e em Municípios do Plano Mais IDH atende uma determinação do governador Flávio Dino. Um significado dessa capacitação é empoderar os farmacêuticos da Força Estadual de Saúde, pois essa tecnologia será basicamente desenvolvida por eles, na manipulação, na orientação do cultivo, além do uso destes medicamentos”, explicou Marcos Pacheco.

Data: 22.08.2016
Link:
http://www.ma.gov.br/agenciadenoticias/saude/forca-estadual-de-saude/fitoterapia-nos-municipios-do-mais-idh-chega-por-meio-da-farmacia-verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário