quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Maranhão: Governo implanta Programa de Fitoterapia na Força Estadual de Saúde

Programa de Fitoterapia (Foto: Divulgação/SES)

“Serão 40h de treinamento com diversas abordagens teóricas e práticas para qualificar quem estará realizando o atendimento à população”. Foi assim que a farmacêutica Kalyne Bezerra, coordenadora do Programa de Fitoterapia, destacou mais uma iniciativa do Governo do Estado, visando profissionais de Farmácia e Nutrição que atuam na Força Estadual de Saúde (Fesma), a qual será iniciada a partir desta segunda-feira, dia 1º de agosto.

A capacitação estará sendo executada por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Além de farmacêuticos e nutricionistas, técnicos agrônomos e coordenadores de campo da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) também farão parte da implantação do programa em municípios do Plano Mais IDH.

A Fitoterapia e a execução do Programa

A fitoterapia é caracterizada pelo uso de plantas medicinais em suas diferentes formas farmacêuticas. Consiste em uma política ampla que abrange toda a cadeia produtiva do fitoterápico. Esse tipo de terapia é contemplado no Programa Nacional de Políticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde (SUS). O programa faz parte da Política Nacional de Atenção Básica e foi implementado pelo Ministério da Saúde (MS).

Segundo Kalyne Bezerra, a estratégia é excelente para implantação na Fesma, pois os recursos necessários estão no campo de atuação dos profissionais. “A utilização de plantas medicinais na atenção básica é bastante relevante. Temos em nosso estado uma profissional reconhecida mundialmente nessa área, a Dra. Terezinha Rêgo, e ela dará suporte no processo de capacitação das equipes”, explicou.

Durante cinco dias, será realizado no Herbário Atico Seabra, na UFMA, a capacitação dos profissionais para fortalecimento da tradição cultural e a iniciativa local do cultivo, manipulação e uso de plantas medicinais de forma correta. “Antes de começar as ações nos municípios, visitaremos as primeiras quatro localidades com menor IDH para observar as principais necessidades”, destacou Kalyne Bezerra.

Dentre as abordagens da capacitação estarão o uso da fitoterapia na pediatria, saúde da mulher, saúde do homem, saúde do idoso e em pacientes com doenças crônicas. Ao todo, serão 25 temáticas, todas contempladas dentro do projeto de fitoterapia. “Esse mês será voltado para preparação, pois em setembro já estaremos com tudo pronto para iniciar as ações de campo, realizando a manipulação e uso dos medicamentos fitoterápicos na população desses municípios”, garantiu a farmacêutica.Data: 29.07.2016

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário