terça-feira, 27 de dezembro de 2016

ONU e agências internacionais de saúde vão promover compra de produtos de saúde sustentáveis

Fonte: OPAS/OMS - Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) se uniu nesta quarta-feira (7) a outras agências internacionais na assinatura de uma declaração de intenção para alinhar e tornar mais “verde” a compra de commodities (produtos) de saúde, em um esforço para proteger o meio ambiente e contribuir para o desenvolvimento sustentável.

"Precisamos garantir que, quando as organizações internacionais forem adquirir commodities de saúde, nós promoveremos padrões de consumo e produção responsáveis e apoiaremos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável", afirmou Margaret Chan, Diretora-Geral da OMS, ao assinar a declaração conjunta na sede da OMS em Genebra.

A OMS e suas agências irmãs da ONU adquirem coletivamente cerca de US$ 3 bilhões em commodities a cada ano. Agências da ONU adquirem quantidades significativas de terapias antirretrovirais genéricas, medicamentos anti-malária e mosquiteiros impregnados com inseticidas, medicamentos contra a tuberculose e preservativos, bem como determinadas vacinas. Outros produtos de saúde adquiridos são equipamentos médicos e de laboratório e consumíveis.

O novo acordo envia uma mensagem importante aos fornecedores e fabricantes de commodities de saúde, a de que os compradores estão cada vez mais à procura de produtos de origem ambiental e social, particularmente aqueles dentro do setor de desenvolvimento de saúde internacional.

A OMS e os outros signatários concordaram em refletir sobre esse compromisso comum para avançar na aquisição ambiental e socialmente responsável como parte de seu compromisso padrão com fornecedores e fabricantes. Também o incluirão em suas estratégias e políticas institucionais.

Também estavam presentes na cerimônia Mark Dybul, diretor-executivo do Fundo Global; Aurélia Nguyen, diretora de Política e Formação de Mercado da GAVI; Jan Dusik, chefe do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente na Europa; Maria Luisa Silva, diretora do Escritório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em Genebra; e Marilena Viviani, diretora do escritório de ligação do UNICEF em Genebra. UNITAID, Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS) foram outras organizações signatárias.

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário