sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Aplicativo "Aqui tem remédio"



Testei o aplicativo com os seguintes fitoterápicos:

Maytenus ilicifolia (ESPINHEIRA SANTA) taninos totais 13 mg a 20 mg comprimido
Harpagophytum procumbens (GARRA DO DIABO) harpagosídeo 5 mg a 50 mg comprimido
Valeriana officinalis sesquiterpenos 0,8 mg a 3,5 mg comprimido

Funcionou bem!

Mudanças nos preços diminuem a venda de bebidas açucaradas e refrigerantes no México

Fonte: Instituto Nacional de Salud Pública - Tradução RedeNutri - Sexta-feira, 05 de Fevereiro de 2016 


Pesquisadores do INSP publicam resultados sobre estimativas de possíveis mudanças no consumo de bebidas açucaradas e refrigerantes ante o aumento em seus preços.

O artigo “Price elasticity of the demand for sugar sweetened beverages and soft drinks in Mexico”, publicado na Revista Economics and Human Biology por um grupo de pesquisadores do Instituto Nacional de Saúde Pública, liderados pela Dra. Arantxa Colchero, apresenta os resultados de modelos econômicos que permitem estimar como o consumo de refrigerantes e bebidas açucaradas muda de acordo com as mudanças em seus preços.

Estimativas feitas por Colchero e colaboradores, mostram a intensidade com que os compradores respondem a variação de preço de -1,06 para os refrigerantes e -1,16 para as demais bebidas açucaradas. Em outras palavras, um aumento de 10% nos preços dessas bebidas está associado com uma redução no consumo de 10,6% para refrigerantes e 11,6% para bebidas açucaradas. Entre os resultados também é destacado que um aumento no preço de refrigerantes está associado com aumento do consumo de água, leite, sanduíches e açúcar, bem como uma diminuição no consumo de bebidas açucaradas, como sucos de caixinha ou concentrados, drinks com sucos, águas saborizadas e bebidas energéticas. Vale ressaltar que as mais altas variações estavam entre as famílias que vivem em áreas rurais, com maior taxa de marginalização e com rendimentos mais baixos.

Para realizar a análise, os autores desenvolveram um sistema de demanda linear para alimentos e bebidas com alta densidade de energia, dividido em 8 categorias:

1) Refrigerantes (incluindo diets e de baixa caloria);

2) Outras bebidas açucaradas (sucos de frutas de caixinha ou concentrados, drinks com sucos, águas saborizadas e bebidas energéticas);

3) Água engarrafada (natural e mineral);

4) Leite;

5) Doces;

6) lanches ou petiscos

7) açúcar;

8) petiscos tradicionais mexicanos. 

Além disso, a "Encuesta Nacional de Ingresos y Gastos de los Hogares del Instituto Nacional de Estadística y Geografía" (INEGI), obteve dados sociodemográficos como renda familiar e gastos e preços de diferentes tipos de bebidas consumidas. Com esses dados foram calculados e cruzadas as variações para o preço dos refrigerantes e outras bebidas açucaradas e estes modelos se estratificam por nível de renda e desigualdade social. Os resultados deste estudo permitem avaliar a viabilidade de se tributar bebidas açucaradas quando o consumo potencial das famílias diminui ante alterações nos preços.

Veja o artigo "Price elasticity of the demand for sugar sweetened beverages and soft drinks in Mexico" clicando aqui!

Link:

FAO: Preço global dos alimentos iniciam 2016 no nível mais baixo em quase sete anos

Fonte: ONU- Brasil - Quinta-feira, 11 de Fevereiro de 2016 


Os preços dos alimentos básicos caem 16% em janeiro, comparado ao ano passado. Fenômeno El Niño, no entanto, gera preocupações para futuras safras.

O índice de preços dos alimentos da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) registrou queda em janeiro em 1,9%, comparado a dezembro de 2015. A baixa foi observada em todos os produtos básicos registrados pela FAO, com destaque para o açúcar.

O índice em janeiro chegou a 150,4 pontos, 16% a menos em relação ao mesmo período do ano passado, o que significa um nível mais baixo desde abril de 2009.

Segundo lembrou a agência da ONU nesta quinta-feira (4), o índice de preços da FAO é um índice que tem como base as mudanças comerciais dos mercados internacionais dos cinco principais grupos de alimentos básicos: cereais, óleos vegetais, laticínios, carne e açúcar.

Os principais fatores que levaram a essa persistente queda dos preços dos produtos alimentares básicos são os insumos agrícolas em geral abundantes, a desaceleração econômica mundial e o fortalecimento do dólar.

A FAO também elevou a previsão dos estoques globais de cereais em 2016, como resultado da redução projetada do consumo e o aumento das perspectivas de produção em 2015.

O índice de preços do açúcar da FAO caiu 4,1% em dezembro, a primeira queda em quatro meses, devido às condições do cultivo que melhoraram no Brasil, principal produtor e exportador de açúcar do mundo.

O índice de preços dos produtos lácteos caiu 3,0% devido à abundância de fornecimento tanto na União Europeia (UE) como na Nova Zelândia, bem como uma escassa demanda mundial de importações.

O índice de preços dos cereais reduziu 1,7% (149,1 pontos) em um contexto de amplo fornecimento mundial e o aumento da concorrência dos mercados de exportação, principalmente de trigo e milho, além da valorização do dólar.

O índice de preços dos óleos vegetais caiu 1,7% devido, principalmente, à queda dos preços do óleo de soja, reflexo das expectativas de abundantes estoques mundiais de soja.

O índice de preços da carne caiu 1,1% em relação ao valor revisado de dezembro, com quedas dos preços em todos os tipos de carne, exceto a de porco, que se manteve devido ao início de ajudas do armazenamento privado na UE.

Perspectivas iniciais mistas para as colheitas de 2016

Os padrões climáticos associados com o El Niño estão enviando sinais mistos sobre as perspectivas iniciais para as colheitas de cereais em 2016, especialmente no hemisfério sul, de acordo com a “Nota informativa” da FAO sobre a oferta e a demanda de cereais.

As perspectivas para a colheita de 2016 na África Austral estão “muito debilitadas” e, agora, parece provável um corte de 25% na produção de trigo na África do Sul. As condições para a colheita são em geral favoráveis na Rússia e na União Europeia. Nos Estados Unidos e na Ucrânia, as plantações diminuíram devido ao inverno. Também se prevê uma queda na superfície semeada de trigo na Índia, depois de uma má monção e precipitação abaixo da média desde outubro.

As perspectivas para o arroz ao longo de 2016 e ao sul do equador são “baixas” devido a algumas ocasiões de insuficiência de água e em outras o excesso de chuvas.

Para a temporada de 2015, a FAO elevou a previsão para a produção mundial de cereais em 2.531 milhões de toneladas, ligeiramente mais elevados do que o registrado em dezembro.

A produção de trigo no Canadá e na Rússia e de milho na China, Canadá e Paraguai impulsionou a revisão de alta. A FAO também aumentou ligeiramente a expectativa a respeito da produção mundial de arroz em 2015 devido, principalmente, às elevadas previsões para a China, Vietnã e Estados Unidos.

Ao mesmo tempo, a FAO reduziu o prognóstico para a utilização mundial de cereais na temporada 2015/16 para 2.527 milhões de toneladas, que ainda assim segue sendo 0,8% superior ao do ano passado.

Isso é reflexo do aumento de 2,0% para trigo, grande parte devido a um maior consumo de alimentos para animais em países desenvolvidos e um aumento de 0,3% de milho. Prevê-se que a utilização mundial de arroz aumentará 1,1%, mantendo o consumo mundial per capita estável.

Como resultado da maior produção e rebaixa das previsões de consumo, os estoques de cereais globais são esperados para terminar a temporada 2016 em 642 milhões de toneladas, maior do que o previsto anteriormente. Isso tem a ver com os estoques, sendo que a utilização em todo o mundo permanecerá estável, girando em torno de 25%.

No entanto, o acúmulo de inventário varia em âmbito geográfico e em função do cultivo. Há previsões de aumentos nos estoques de trigo com destaque para os Estados Unidos, União Europeia e China, mas também há previsões de reduções no Canadá, Índia e Irã.

Por outro lado, seria necessário reduzir os estoques mundiais de arroz para fechar a brecha prevista entre a produção e o consumo global, com grande parte dessa redução afetando a Índia e a Tailândia, os dois principais exportadores de arroz.

Link:

Políticas de segurança alimentar: a saída para a inflação dos alimentos

Fonte: Ascom/Consea, com informações do IBGE - Quinta-feira, 11 de Fevereiro de 2016 


Dados divulgados nesta sexta-feira (5) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que os preços de alimentos e bebidas tiveram alta de 2,28% em janeiro deste ano. Desde dezembro de 2002, quando o grupo Alimentação e Bebidas atingiu 3,91%, não havia registro de taxa mais elevada do que os 2,28% deste mês. Considerando os últimos doze meses, os preços dos alimentos registram aumento de 12,9%.

Vários alimentos mostraram crescimento de preços de dezembro para janeiro, sendo que alguns aumentos foram expressivos, como a cenoura (32,64%), o tomate (27,27%), a cebola (22,05%) e a batata-inglesa (14,78%).

Atento à variação do preços dos alimentos, o Conselho Nacional de Segurança Alimentar (Consea) vem discutindo as consequências no campo da soberania e segurança alimentar e nutricional do Brasil. Em maio de 2008, o Conselho enviou um documento ao Poder Executivo, no qual já demonstrava preocupação com os impactos das mudanças climáticas na produção de alimentos e a destinação de terras para a produção de agrocombustíveis diante do aumento da demanda por alimentos nos países emergentes. Entre as soluções, o conselho apontava o fortalecimento da agricultura familiar, da piscicultura e da pesca artesanal.

Em maio de 2011, o Consea debateu novamente sobre a volatilidade dos preços dos alimentos e a realização do direito humano à alimentação adequada e saudável no Brasil e no mundo. O Conselho reafirmou mais uma vez a importância do fortalecimento da agricultura familiar agroecológica por meio de acesso aos mercados locais. Sugeriu também o realinhamento dos valores transferidos pelo Programa Bolsa Família com base na inflação devido aos aumentos do custo da cesta básica.

Levando em consideração o desenvolvimento mais justo e sustentável do país, o Consea encaminhou novas propostas ao Executivo em maio de 2013 . Entre elas, estão a criação de um mecanismo de monitoramento dos preços de alimentos de âmbito nacional e com indicadores descentralizados, que considere o comportamento dos preços de produtos da sociobiodiversidade, orgânicos e agroecológicos nos ambientes urbano e rural e nas feiras; a regulamentação dos mercados em todas as etapas da cadeia agroalimentar e a ampliação da cooperação internacional para o fortalecimento das estratégias regionais de abastecimento alimentar, especialmente nos países da América do Sul.




Link:

União Africana adota modelo brasileiro de alimentação escolar

Fonte: Ascom/MDS - Sexta-feira, 12 de Fevereiro de 2016 


Cúpula de chefes de estado africanos decide aprofundar o tema no continente com base na experiência brasileira

Reunida na 26ª Assembleia da União Africana no final de janeiro em Adis Abeba, na Etiópia, a maior cúpula de países africanos decidiu adotar o modelo brasileiro de alimentação escolar, que associa a produção local de alimentos ao fornecimento de merenda escolar. A decisão tem inspiração na experiência brasileira do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), que o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) apresentou a uma delegação da União Africana em visita ao Brasil, em agosto de 2015. 

O objetivo desses programas é fomentar as economias locais, gerar renda, com incentivos à agricultura familiar e de pequeno e médio porte e melhorar a segurança alimentar, sobretudo entre crianças e adolescentes em diversos países. 

Arnoldo de Campos, secretário Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS acredita que a decisão da cúpula africana sinaliza que o governo federal está no caminho certo. “É uma honra muito grande ver nossas políticas de segurança alimentar se transformarem em exemplo para outros países”, disse. “Espero que possamos continuar inovando em nossas políticas públicas, com soluções que ajudam a melhorar a vida das pessoas. Dessa forma poderemos continuar fazendo do Brasil um bom exemplo para outros países que queiram enfrentar a fome e a pobreza.” 

A Cúpula da União Africana também criou o Dia Africano da Alimentação Escolar, que será celebrado em 1º de março. Além disso, um comitê técnico de especialistas africanos vai realizar um estudo geral sobre o impacto de iniciativas de merenda escolar no continente. Essa ação será realizada com o apoio do Centro de Excelência contra a Fome e do Programa Mundial de Alimentos, da Organização das Nações Unidas (ONU), que são parceiros do MDS na identificação e replicação de estratégias de combate à pobreza e à fome no mundo. 

No Brasil, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) garantiu, em 2014, merenda para 42,2 milhões de alunos em todo o país. É o maior e mais antigo programa do mundo, com cobertura universal e refeições gratuitas aos alunos. Desde 2009, a lei 11.947 estabelece que pelo menos 30% dos recursos para a merenda escolar sejam utilizados na aquisição de produtos da agricultura familiar. 

Em 2014, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) investiu cerca de R$ 3,7 bilhões no programa de merenda escolar. Assim, mais de R$ 1 bilhão transforma-se em renda para os agricultores familiares em todo o país. A medida também garante alimentação saudável para crianças, adolescentes e adultos matriculados em escolas públicas. 

13 países africanos vieram ao Brasil em 2015 – Dentre o total de 61 delegações recebidas pelo MDS ano passado, 38 trataram de temas relacionados à erradicação da fome, como merenda escolar, agricultura familiar, cisternas e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). 

Países como Moçambique, Níger, Etiópia, Malaui e Senegal já desenvolvem o chamado PAA África, que incentiva a produção local com a compra de alimentos para ações de segurança alimentar. A parceria envolve os governos do Brasil e os países membros de organizações internacionais como a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, o Programa Mundial de Alimentos e a cooperação britânica.

Link:

Projeto cria política nacional para incentivar produção de frutas e derivados

Fonte: Reportagem - Ana Gabriela Braz Edição – Mônica Thaty - Sexta-feira, 12 de Fevereiro de 2016 


A Câmara dos Deputados discute projeto de lei (3082/2015) que institui a Política Nacional de Incentivo à Produção de Frutas e de produtos derivados (PNIPF) no Brasil.

Segundo o autor do projeto, deputado Evair de Melo (PV-ES), a fruticultura ocupa hoje 2,3 milhões de hectares no país e boa parte dessa área está em pequenas e médias propriedades rurais. A atividade também emprega mais de cinco milhões de pessoas.

Mas, o Brasil exporta apenas 2% das frutas produzidas. As condições das estradas e portos e a fraca atuação de agentes governamentais junto aos órgãos internacionais em defesa do produto brasileiro são algumas das dificuldades enfrentadas pelos produtores.

Evair de Melo afirmou que os objetivos principais do projeto são a diversificação e ampliação da renda dos agricultores, além do estímulo à elevação do consumo doméstico. "Muitas regiões brasileiras pautadas somente no café e no leite precisam ter no campo fontes alternativas de renda, tirando dessas atividades - do café e do leite - a responsabilidade de pagar todas as contas da propriedade, e a fruticultura encaixa-se muito bem com isso”.

O deputado também ressaltou que a proposta visa o incentivo financeiro e tecnológico. “Com esse projeto, nós vamos querer ampliar toda essa política brasileira levando informação, levando conhecimento, fortalecendo a pesquisa e ter a ciência aplicada nas nossas propriedades rurais. Não basta você pesquisar e ela não chegar ao agricultor", acrescentou Evair de Melo.

Tramitação
O projeto será apreciado em caráter conclusivo pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços; de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

ÍNTEGRA DA PROPOSTA:

Link:

Acordo estimula potencial da compostagem

Fonte: Por: Marta Moraes – Edição: Alethea Muniz - Sexta-feira, 12 de Fevereiro de 2016 


Instituições parceiras fornecerão subsídios técnicos para as ações do MMA na gestão comunitária e institucional de resíduos orgânicos.

A compostagem promove a reciclagem dos resíduos orgânicos, gerando adubo e devolvendo à matéria orgânica seu papel natural de fertilizar os solos. Apesar disso, menos de 2% dos resíduos sólidos urbanos são atualmente destinados para compostagem. Para mudar esse quadro, a Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério Ambiente (SRHU/MMA) dará início às ações previstas no Acordo de Cooperação Técnica com o Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo (Cepagro) e o Serviço Social do Comércio em Santa Catarina (Sesc/SC), assinado em 28 de janeiro de 2016.

Segundo a secretária de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do MMA, Cassandra Nunes, aproveitar este enorme potencial de nutrientes para devolver fertilidade para os solos brasileiros é um dos maiores desafios da implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

O Acordo estabelece o intercâmbio de experiências entre as instituições e tem o objetivo de subsidiar tecnicamente as ações do MMA na gestão comunitária e institucional de resíduos orgânicos, associada à agricultura urbana e educação ambiental. Entre os principais resultados esperados para o primeiro ano de parceria estão o lançamento de uma cartilha sobre compostagem comunitária e institucional, e outra publicação sobre hortas escolares.“É fundamental a integração da produção de composto com a produção de alimentos. Precisamos quebrar o paradigma do aterramento para avançamos para uma nova concepção de reciclagem dos resíduos orgânicos”, destacou Eduardo Rocha, gerente de Resíduos Sólidos do MMA.

RESÍDUOS URBANOS

Dentre os resíduos gerados nos municípios brasileiros, os mais presentes, no dia a dia da população, são os resíduos sólidos urbanos. Desses, metade é orgânico, constituído basicamente por restos de alimentos e podas. São resíduos que, em ambientes naturais equilibrados, se degradam espontaneamente e reciclam seus nutrientes nos processos da natureza. Mas, em ambientes urbanos, representam um sério problema ambiental, gerando chorume, emissão de metano na atmosfera e favorecendo a proliferação de animais transmissores de doenças.

O tema ganhou destaque no Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que vem discutindo uma resolução para "definir critérios e procedimentos para a produção de composto proveniente de resíduos sólidos orgânicos, para o licenciamento ambiental de unidades de compostagem". Em janeiro de 2016, o Comitê de Integração de Políticas Ambientais (Cipam) deliberou pela admissibilidade e pertinência da proposta de resolução para a compostagem. As informações sobre a situação da resolução podem ser acompanhadas aqui.

INSTITUIÇÕES PARCEIRAS

Há alguns anos, o Sesc/SC vem apostando na separação na fonte e compostagem institucional para tratar os resíduos orgânicos gerados nos restaurantes das suas unidades em Santa Catarina. O mérito foi reconhecido internacionalmente e a iniciativa foi inserida na Plataforma da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) de Boas Práticas para o Desenvolvimento Sustentável.

O Cepagro é uma instituição referência no Brasil na promoção de soluções integradas de gerenciamento de resíduos orgânicos associada à agricultura urbana e produção orgânica de alimentos. Seu projeto mais emblemático, a Revolução dos Baldinhos, acabou com uma epidemia de ratos na comunidade Chico Mendes, em Florianópolis (SC), por meio da compostagem comunitária. Atualmente, a ONG vem auxiliando o município de São Paulo na implementação do seu programa de gestão dos resíduos orgânicos.

BONS EXEMPLOS

Já na cidade de São Paulo, a prefeitura inaugurou, em 2015, a primeira central de compostagem inspirada exatamente no projeto Revolução dos Baldinhos, da Cepagro. Uma área de 3 mil metros quadrados na Lapa vem recebendo, desde a inauguração, 35 toneladas semanais de resíduos orgânicos coletados em 26 das 980 feitas espalhadas pela capital paulista.

O resultado do tratamento desses resíduos, cerca de 50 toneladas de adubo por dia, vem sendo usado nos cuidados de jardins e parques da cidade, no apoio à agricultura familiar e na produção de alimentos orgânicos e agroecológicos. Até agosto de 2016, o pátio da Lapa servirá como referência para outros pátios e quatro centrais de compostagem que a prefeitura de São Paulo pretende implantar no município no próximo ano, descentralizando o processo.

Parte do lixo doméstico recolhido pelo serviço de limpeza urbana do Distrito Federal vai para uma usina de compostagem na região administrativa de Ceilândia, onde são produzidas 25 mil toneladas de adubo orgânico por ano. A maior parte desse adubo é doada para agricultores familiares e o restante é vendido a preços mais baixos do que os praticados no mercado, numa tentativa de diminuir a quantidade de lixo que vai para o aterro, ao mesmo tempo em que representa um grande incentivo aos produtores rurais.

Link:

BLOCO 3 ESTACAO SAUDE NUTRICAO FUNCIONAL

BLOCO 2 ESTACAO SAUDE NUTRICAO FUNCIONAL

BLOCO 1 ESTACAO SAUDE NUTRICAO FUNCIONAL

Treating Infant Colic by Changing Mom’s Diet

20.000 livros grátis para ler sem fazer download

Dica do:


Olá leitores do Canal do Ensino!

HotFreeBooks é uma daquelas páginas essenciais para fanáticos pela leitura, na qual podemos encontrar todo tipo de livros para ler sem necessidade de baixar nada. Podemos buscar livros por título, por autor, ou também buscar quais são os livros mais lidos.

Além disso, HotFreeBooks não é exclusivo para clássicos da literatura ou livros de setores específicos: no portal encontramos livros, novelas e guias de todo tipo, desde manuais de psicologia até clássicos como por exemplo Huckleberry Finn de Mark Twain.

O site oferece mais de 20.000 livros para ler on-line, os quais podemos ajustar a letra e o tamanho da página, e também oferece a característica particular de poder fazer clic em uma palavra para obter sua definição.


Link:

89 bancos de imagem grátis

Dica do:
Postado por: Carolina Pignatari

Olá, pessoal!

Dica interessante para quem trabalha com imagens ou simplesmente precisa delas para ilustrar algum texto, blog, ou o que for. Disponibilizamos aqui 89bancos de imagens grátis para você usar em todo tipo de trabalho e material.

Esses sites são bem úteis e podem ser usados por profissionais e até mesmo estudantes para fazer seus trabalhos, TCCs, vídeos e tudo que precise de uma boa apresentação, principalmente comimagens em HD.

Você vai ver que alguns bancos de imagens comercializamfotografias também, mas tem uma opção de fotos de graça. São imagens do mundo todo, comfotos de tudo quanto é tipo, até sites especializados em assuntos mais específicos como plantas e insetos. A maioria em alta resolução.

Bancos de imagem grátis

  1. Stock.XCHNG
  2. everystockphoto
  3. Morguefile
  4. Dreamstime
  5. Woophy
  6. Pixel Perfect Digital – (Este site deixou de exibir o conteúdo. Atualizado em 08/12/2015)
  7. Abstract Influence – (Este site deixou de exibir o conteúdo. Atualizado em 08/12/2015)
  8. Stockvault.net
  9. aboutpixel.de
  10. Dns Fotografia Digital
  11. CNICE
  12. Image*After
  13. FreePixels
  14. Big Foto
  15. Fontplay
  16. FreeImages
  17. FreeFoto
  18. tOfz
  19. pixelio.de
  20. FreePhotoBank
  21. Public-domain-photos.com
  22. Free Photos Web
  23. FreePhotosBank.com – (Este site deixou de exibir o conteúdo. Atualizado em 21/12/2015)
  24. freerangestock.com
  25. Visipix
  26. Burning Well
  27. Cepolina Photos
  28. ImageBase
  29. DHD Multimedia Gallery
  30. ZURBphotos
  31. stock.diwiesign.com
  32. Stockcache
  33. Orange Trash – (Este site deixou de exibir o conteúdo. Atualizado em 08/12/2015)
  34. UnProfound
  35. unices.org
  36. Amygdela’s atmosphere
  37. Twice Pix
  38. Studio25
  39. star29 – (Este site deixou de exibir o conteúdo. Atualizado em 08/12/2015)
  40. Cromavista
  41. 9×13 glänzend
  42. StickStock.com
  43. dieBlen.de
  44. Photogen
  45. DexHaus
  46. OpenPhoto.Net
  47. graphicsarena.com
  48. tripalbum.net
  49. La Chti’te galerie
  50. OneOddDude.net
  51. MFX.de
  52. FotoDatebank
  53. Majestic Imagery
  54. SPB
  55. DesignPacks.com – (Este site deixou de exibir o conteúdo. Atualizado em 08/12/2015)
  56. EssEndEmmE Stock Photos – (Este site deixou de exibir o conteúdo. Atualizado em 08/12/2015)
  57. Fotobank
  58. IronOrchid – (Este site deixou de exibir o conteúdo. Atualizado em 16/12/2015)
  59. Vintage Pixels – (Este site deixou de exibir o conteúdo. Atualizado em 08/12/2015)
  60. Microshots.org (close-up)
  61. Pixalia
  62. fotofree.org
  63. PhotoRack
  64. Imageblowout
  65. Bajstock.com
  66. FreeMediaGoo
  67. PIX – (Este site deixou de exibir o conteúdo. Atualizado em 08/12/2015)
  68. Apostroph | Freshpics – (Este site deixou de exibir o conteúdo. Atualizado em 08/12/2015)
  69. Four Bees
  70. FotoImpact.ro – (Este site deixou de exibir o conteúdo. Atualizado em 04/01/2016)
  71. Plants of Hawaii
  72. Farmphoto
  73. ARS
  74. Animal Pictures Archive
  75. Yellowstone Digital Slide File
  76. Insecta – (Este site deixou de exibir o conteúdo. Atualizado em 10/12/2015)
  77. Insect Images
  78. FEMA
  79. Aarin Free Photo
  80. Creativity 103
  81. Truly Free Stock
  82. Jay Arraich’s Free Photos – (Este site deixou de exibir o conteúdo. Atualizado em 08/12/2015)
  83. Piotr.Pix
  84. Public Domain Stock Photos
  85. LIGHTmatter – (Este site deixou de exibir o conteúdo. Atualizado em 08/12/2015)
  86. FreeStockPhotos
  87. Imagetemple.com
  88. A Digital Dreamer
  89. ArtFavor | Photo Collection
Salve esses sites em seus favoritos. Use e abuse dessas imagens e fotografias grátis, à vontade!

Até mais.

Link:

50 sites para baixar livros de graça - V

Dica do:
41. Questia Online Library

Acesso a cerca de 5 mil livros em domínio público.

42. Read Easily

Livraria on-line com centenas de títulos para download.

43. Scribd

Sítio de partilha de documentos Word, Excel, PowerPoint, PDF e outros Pode-se fazer o download do documento ou integrá-lo na página ou blogue.

44. SnipFiles

Livros e software de utilização gratuita.

45. The British Library

Livros para ler on-line da Biblioteca Nacional britânica.

46. The Free Library

Milhares de livros organizados por título ou por autor.

47. The Online Books Page

Fornece acesso a cerca de um milhão de livros gratuitos.

48. UFindBook
http://www.ufindbook.com

Cerca de 200 000 em fortmato pdf, chm e html.

49. Wikibooks

Biblioteca de livros digitais em forma de wiki.

50. Witguides
http://www.witguides.com

Livros gratuitos de diferentes temáticas.

Link:

50 sites para baixar livros de graça - IV

Dica do:
31. Issuu

Sítio de partilha de publicações. É possível o download em diferentes formatos

32. KnowFree
http://knowfree.net

Portal onde os utilizadores podem partilhar os seus livros e outros materiais educativos. (Este site deixou de exibir o conteúdo. Informação atualizada em 07/12/2015)

33. ManyBooks

Mais de 29 000 ebooks gratuitos.

34. MemoWare
http://www.memoware.com

Coleção de milhares de documentos (bases de dados, literatura, mapas, etc.) formatados para dispositivos móveis.

35. OnlineComputerBooks

Livros técnicos sobre tecnologias.

36. OnlineFreeEBooks

Livros em pdf gratuitos nas seguintes categorias: Automotivo, Negócios, Engenharia, Hardware, Passatempo, Programação e Tecnologia, Desporto e Arte Marcial.

37. PDFbooks

Cerca de 5 mil e-books de domínio público.

38. Planet eBook

Literatura clássica gratuita.

39. PlanetPDF

Coleção de romances clássicos em formato pdf.

40. Project Gutenberg

Cerca de 33,000 mil livros gratuitos para ler no PC, iPad, Kindle, Sony Reader, iPhone, Android e outros dispositivos portáteis.

Link:

50 sites para baixar livros de graça - III

Dica do:
21. e-Library

Centenas de livros gratuitos.

22. FreeBookSpot

Cerca de 5 mil ebooks em 96 categorias.

23. Free-eBooks

Milhares de livros e revistas. Os utilizadores podem enviar o seus próprios ebooks

24. Free Ebook Download Links

O Free Ebook Download Links fornece links para o download de livros gratuitos em diferentes formatos.

25. FreeComputerBooks

Milhares de livros técnicos: Computação, Programação, Matemátic e Tutoriais.

26. FreeTechBooks

Milhares de livros técnicos gratuitos

27. GetFreeEBooks

Livros gratuitos em diferentes formatos

28. Globusz

Livros gratuitos – pesquisa por autor ou por título

29. International Childrens Digital Library

Coleção de livros digitais para crianças.

30. Internet Archive

Mais de 2 milhões de livros e textos para download.

Link:

50 sites para baixar livros de graça - II

Dica do:
11. AskSam Ebooks
http://www.asksam.com/ebooks

Coleção de livros gratuitos, desde literatura clássica a textos jurídicos.

12. BookBoon

Livros em formato pdf . Não é necessário registro.

13. Bookgoldmine

Uma vasta de coleção de livros e outro tipo de documentos.

14. BookYards

A Bookyards tem mais de 17 mil ebooks e proporciona ainda acesso a milhares de bibliotecas on-line.

15. Children’s Books Online

Coleção com mais de 600 livros ilustrados on-line.

16. DailyLit
Leia livros diariamente por email ou por RSS. (Este site deixou de exibir o conteúdo. Atualizado em 28/12/2015)

17. Diesel eBooks
http://www.diesel-ebooks.com/gbooks/Free-eBooks/results/1.html

Livros gratuitos, também para dispositivos móveis.

18. Ebookjunkie

Milhares de livros organizados por temas. Tem ainda um blogue e um fórum.

19. Ebooks-Space

Livros técnicos em PDF: Computer IT, Linguagem de Programação, Software Development, Tutorial, Database Design.

20. E-Books Directory

Diretório de ebooks.

Link:

50 sites para baixar livros de graça - I

Dica do:

Olá leitores!

Para ampliar a sua experiência de leitura, o Canal do Ensino fez uma lista com 50 sites nacionais e internacionais em que é possívelbaixar livros e ler online de maneira legal, sem complicações e, o melhor, de graça.

Ler para aprender, ler para expandir a mente, ler para estimular a memória. Não importa o porquê você dedica tempo para essa atividade, o que vale é aproveitar todos os seus benefícios, seja no papel ou nos modernos leitores digitais.

Confira a listagem completa:

Em Português

1. Biblioteca Digital Camões

Coleção de obras integrais, para leitura gratuita, sem necessidade de registros, em temas como Literatura, História, Arquitetura, Música, Arte, Língua, etc.Em pdf e em formatos para dispositivos móveis.

2. Biblioteca de Livros Digitais

Pequena biblioteca de títulos infantis da responsabilidade do Plano Nacional de Leitura.
3. Biblioteca Nacional Digital

Livros de domínio público digitalizados pela Biblioteca Nacional de Portugal.
4. Domínio público

Milhares de livros em domínio público, em formato pdf, da responsabilidade do Ministério da Educação do Brasil.
5. Canal do Ensino

Milhares de livros disponibilizados de forma gratuita. Livros de diversas áreas do conhecimento e em vários formatos.
6. Europeana – Biblioteca Digital Europeia

A Biblioteca Digital Europeia é da responsabilidade de diversas instituições europeias, entre as quais a Biblioteca Nacional de Portugal.
7. Virtual books

Portal brasileiro com centenas de livros em português.
8. Google books

Consulta de livros on-line. Se o livro não estiver protegido por direitos de autor ou se a editora tiver dado autorização para o efeito, poderá ver-se uma pré-visualização do livro e, nalguns casos, o texto integral. Se for de domínio público, poderá transferir-se livremente uma cópia em formato PDF.
9. Projecto Gutenberg

Centenas de livros de autores portugueses em domínio público, incluído no mais vasto Projeto Gutenberg.
Em inglês

9. 2020ok.com
Milhares de livros organizados por assunto.

10. Adobe Free eBooks

Pequena coleção de livros da Adobe de promoção do seu leitor de livros digitais.

Link: