quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Horta-Mandala: potencializando a vida no jardim!


Por Mayra Dias, geógrafa e jardinista
Se você sair para caminhar em um parque, ou para fazer uma trilhar e estiver com o olhar atento, vai perceber que existem várias formas que se expressam na natureza. São padrões que se repetem sempre que uma ação ou função precisa ser realizada. Os círculos, por exemplo, aparecem sempre que há necessidade de movimento, não é à toa que os frutos em sua maioria possuem formato esférico precisam rolar para que as sementes que carregam germinem a certa distância da planta mãe.

Na natureza nada é ao acaso tudo tem sua sabedoria e com as formas não é diferente cada uma exerce uma função. Observe a natureza e você terá os ensinamentos mais verdadeiros para o cultivo de suas plantas. Se você quer potencializar características essenciais para o desenvolvimento da vida como fluidez, interação e movimento em seu jardim é interessante que escolha formas arredondadas, onduladas ou circulares para seus canteiros, as hortas-mandala são ótimas opções!

As mandalas podem ser observadas com frequência na natureza, na forma de uma flor, na teia tecida por uma aranha ou no formato de nossos olhos. Ao longo de nossa história nas mais diferentes culturas nos apropriamos dessa forma e a utilizamos esse poderoso símbolo com a finalidade de conectar o mundo material às energias mais sutis. A palavra mandala significa círculo de cura ou círculo de energia. Este símbolo possui a capacidade de expressar a estrutura fundamental do universo onde microcosmos estão contidos em um macrocosmo.

Existem inúmeras maneiras de fazer uma horta ou jardim em mandala, solte sua criatividade e mãos na terra! Sem dúvida você estará potencializando as dinâmicas da vida em seu jardim, e com a força deste símbolo incrível trará beleza para seu momento de cuidado com as plantas além de transformá-lo em uma oportunidade para sentir-se reconectada a esse todo maior do qual fazemos parte.

Esta mandala aí embaixo nós fizemos na finalização do Curso Prático de Jardinagem Orgânica em novembro:
Para informações sobre o Curso Prático de Jardinagem Orgânica Comestível clique aqui.
Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo
(11) 2631-4915
sabordefazenda@sabordefazenda.com.br

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário