sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Produção caseira de feijão

Texto:
Maria Beatriz da Silva Pereira - acadêmica de agronomia - Universidade de Taubaté

Os feijões representam uma ótima escolha para os jardineiros iniciantes que buscam estilo de plantio caseiro, por ser planta de fácil plantio, manutenção e colheita. O feijão comum (Phaseolus vulgaris) é cultivado para a obtenção e o consumo de suas sementes. Deve sua alta aceitabilidade ao fato de apresentar alto valor nutritivo. 

Cultivado no continente americano desde a antiguidade, o feijão é, atualmente, uma das mais populares sementes destinadas à alimentação, sendo cultivado praticamente no mundo todo. Existem milhares de cultivares, as quais podem ser agrupadas em diferentes, tipos de acordo com a coloração, o sabor, a forma e o tamanho. 

Basicamente, existem dois tipos gerais de feijões: os feijões de corda e os feijões de vagem. A diferença entre eles é que os feijões de corda devem ser primeiramente removidos da vagem para depois serem consumidos, enquanto os feijões de vagem são consumidos dentro da vagem. Ambos podem crescer, tanto em rama quanto em arbusto. 

PREPARANDO-SE PARA PLANTAR: 

1. Escolha do local de plantio: os feijões são plantas flexíveis, capazes de crescer tanto sob o sol quanto à sombra. Quando possível, deve ser feita a escolha de um local do jardim sob luz solar total ou parcial. No entanto, em regiões com maior intensidade de radiação solar, pode ficar parcialmente sombreado por plantas mais altas cultivadas na mesma área. 

2. Saiba quando plantar: os feijões devem ser plantados após o último período de friagem, geralmente nos meses de primavera, de setembro a outubro. A temperatura deve ficar entre 15°C e 30°C durante todo o ciclo de cultivo da planta, sendo ideais as temperaturas entre 18°C e 25°C. 

3. Saiba quanto plantar: os feijões são uma das poucas espécies que não devem ser plantadas em mudas e posteriormente transplantadas, pois possui estrutura de raízes muito delicada e que não sobrevive ao transplantio. Por isso, as sementes devem ser plantadas diretamente no chão quando entrar a primavera. 

4. Preparo do solo: os feijões crescem melhor em solo bem drenado, fértil, rico em matéria orgânica e com pH ideal entre 5,5 a 6,5. Para preparar seu solo, recomenda-se misturar composto para jardim e solo vegetal no local do plantio. Deve-se usar enxada para quebrar qualquer grumo de argila e, então, deixar a terra pronta para receber as sementes. 

PLANTIO: 

1. Semeie as sementes diretamente no local definitivo, a profundidade de 3 a 7 cm. Profundidades menores para solos mais pesados e profundidades maiores para os mais leves. Recomenda-se optar pela colocação de uma semente por cova, para evitar a competição por nutrientes entre as mudas, à medida que crescem. Cubra cada semente com cerca de 2 a 5 cm de terra vegetal. 

2. Logo após o plantio, as sementes devem ser regadas para ajudar na germinação. Depois de plantar, deve-se regar regularmente a área plantada, uma vez a cada 2 a 3 dias. Manter sempre o solo úmido, mas nunca encharcado, pois o excesso de água no solo favorece o apodrecimento das raízes. A germinação ocorre normalmente em até duas semanas. 

MANUTENÇÃO: 

1. Cobertura vegetal: feita a partir de compostos orgânicos, a cobertura vegetal é uma camada de cascas e nutrientes adicionadas à terra do jardim assim que as primeiras sementes brotam do solo. É uma ferramenta extremamente útil com a finalidade de bloquear as ervas daninhas e evitar a perda de umidade no solo, duas coisas boas para plantas em crescimento. Espalha-se uma camada de cobertura vegetal de 2,5 cm de profundidade sobre o solo do jardim depois que as sementes tenham crescido alguns centímetros de altura. 

2. Tratos culturais: fazer regularmente a limpeza da área retirando as plantas invasoras que estiverem concorrendo por recursos e nutrientes, especialmente no primeiro mês de cultivo. 

COLHEITA: 

A colheita depende da variedade cultivada e das condições de cultivo, sendo feita geralmente de 80 a 100 dias após a germinação. As vagens que se encontram secas, podem ser colhidas manual e individualmente no plantio caseiro, diferente de maiores plantações em que a colheita só é realizada quando 90% das vagens se encontram secas. Também é possível colher antecipadamente, quando as vagens ainda estão amareladas, e então, deixar as plantas cortadas ou arrancadas secarem completamente ao sol.
Foto da autora: feijão colhido no quintal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário