terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Flora de Santo Antônio do Pinhal: Foeniculum vulgare


Texto: Gleiciane Gabrielli - Massoterapeuta- acadêmica de Agronomia - Universidade de Taubaté
Marcos Roberto Furlan - Eng. Agrônomo - Universidade de Taubaté, Faculdade Cantareira

Funcho ou erva-doce? Quando se trata de nome popular, não há restrições. No entanto, no comércio de plantas aromáticas, condimentares e medicinais, alguns vernáculos populares podem gerar confusões. Até mesmo o bolo de fubá com erva-doce pode não sair tão saboroso.

Vamos aos exemplos. São pelo menos duas espécies que recebem comumente o nome erva-doce: o Foeniculum vulgare (foto) e a Pimpinella anisum, ambas com aromas semelhantes, devido à presença do anetol em seus óleos essenciais. Portanto, ficaria complicado especificar qual é, se for utilizado o nome erva-doce.

No comércio, existe quase que uma norma. A erva-doce é a Pimpinella anisum. Já o Foeniculum vulgare recebe o nome de funcho. A variedade de F. vulgare, que fornece o bulbo, é denominada de erva-doce para salada.

O bolo de fubá mais saboroso é com Pimpinella anisum.

Em Santo Antônio do Pinhal é raro encontrar a P. anisum, principalmente por ser anual e de difícil cultivo. O F. vulgare é comum. Encontrado nos terrenos baldios e nos quintais, nasce espontaneamente e se destaca com sua flores amarelas e altura por volta de 1,5 m.

Foeniculum vulgare em Santo Antônio do Pinhal
Foto: Gleiciane Gabrielli

Nenhum comentário:

Postar um comentário