quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Flora em Santo Antônio do Pinhal, SP - Adiantum sp

Texto:


Gleiciane Gabrielli - Massoterapeuta- acadêmica de Agronomia - Universidade de Taubaté
Marcos Roberto Furlan - Eng. Agrônomo - Universidade de Taubaté, Faculdade Cantareira

O clima ameno do município e locais com boa concentração de umidades favorece o crescimento de algumas samambaias e avencas em Santo Antônio do Pinhal. Essas espécies, ainda classificadas por muitos, como pteridófitas (atualmente são subdivididas em Lycophyta e Monilophyta, sendo essa última a que inclui as avencas), possuem feixes vasculares (floema e xilema, ou vasos lenhosos e vasos liberianos), mas dependem de muita umidade para se manterem no local.

Apesar de ter sido encontrada nascendo sem a interferência do ser humano em Santo Antônio do Pinhal, as avencas, também denominadas de rendas-portuguesas, são principalmente utilizadas como ornamentais. Pertencem ao gênero Adiantum e família Pteridaceae. Sua multiplicação ocorre por meio de seus esporos ou por divisão de plantas.

Avencas são sensíveis às mudanças de temperatura ou de ambiente. É comum adquirir avenca de uma floricultura, onde estava em local com boa umidade e sem vento, e ela não sobreviver em local com condições ambientais diferente de onde estava.

No Vale do Paraíba, as avencas são usadas popularmente para fortalecer o tecido capilar ou para acalmar a tosse. Também é comum encontrar referências sobre uso de avencas para espantar mal olhado.
Foto: avenca espontânea em Santo Antônio do Pinhal, SP.
Autoria da foto: Gleiciane Gabrielli

Outro texto sobre o tema:

Nenhum comentário:

Postar um comentário