domingo, 26 de fevereiro de 2017

Juçara e seus múltiplos usos

Texto:
Jessica Tiyoko Yamashita - acadêmica de agronomia - Faculdade Cantareira
Marcos Roberto Furlan - Engenheiro Agrônomo - Professor UNITAU e Faculdade Cantareira

São inúmeras as espécies conhecidas como palmeira no Brasil, muitas com versatilidade nos usos, como, por exemplo, ornamental, comestível, medicinal, madeira para construção e fornecendo suas folhas para confecção de cordas, cobertura de moradia, para artesanato ou produtos de usos domésticos.

As palmeiras pertencem à família Arecaceae, são monocotiledôneas, lenhosas, herbáceas e escandentes. Dentre suas espécies, algumas se destacam pelo potencial socioeconômico como a palmeira-juçara, também denominada popularmente por içara, palmito-doce e ripeira, dentre outros. Sua denominação científica é Euterpe edulis

É considerada uma palmeira nativa da Mata Atlântica, ocorrendo, principalmente, do Rio Grande do Sul até a Bahia no Brasil. A espécie corre risco de extinção devido à sua ampla procura e por demorar a produzir quando cortada (cerca de sete anos).

As comunidades tradicionais tradicionalmente só utilizavam a palmeira para extração de palmito com o objetivo de geração de renda. No entanto, com o surgimento de informações sobre potencial da espécie para outras finalidades, a juçara ganhou destaque e sua procura aumentou significativamente.

A polpa de seus frutos, assim como o do açaizeiro, possui cor arroxeada e sabor semelhante, o que justifica seu uso como a polpa do açaí. Também rica em antioxidantes como as antocianinas, que possuem a função de prevenir doenças degenerativas.

De acordo com EMBRAPA, "o manejo dos frutos para obtenção de polpa e de semente pode ser considerado como uma importante estratégia de conservação da espécie e das florestas nativas, de preservação do potencial socioeconômico, de segurança alimentar e de geração de renda para as comunidades tradicionais que vivem na Mata Atlântica" (EMBRAPA, 2015).

A Cartilha da Juçara fornece as seguintes aplicações da juçara:
Algumas pesquisas recentes que demonstram a multiplicidade de usos da juçara

2015
Uso do fruto da juçara na merenda escolar
http://universidadebrasil.edu.br/portal/wp-content/uploads/2016/11/Programa%20do%20uso%20do%20fruto%20da%20palmeira%20ju%C3%A7ara%20na%20merenda%20escolar%20do%20munic%C3%ADpio%20de%20Caraguatatuba-SP.pdf?x12988

2016
Formas de utilização do caroço de Juçara como substrato orgânico na produção de mudas de hortaliças
http://www.aba-agroecologia.org.br/revistas/index.php/rbagroecologia/article/viewFile/16216/12343 

O efeito vasorrelaxante induzido por extratos de Euterpe edulis Mart. envolve múltiplas vias de transdução endoteliais.
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/168187

Referências 

EMBRAPA – Agroindústria de Alimentos. Alternativas Tecnológicas de Valorização de Frutos da Juçara. 2015. Disponível em:<http://www.ctaa.embrapa.br/projetos/jucara/>. Acesso em: 26 fev. 2017.

LORENZI, H.; NOBLICK, L.; KAHN, F.; FERREIRA, E. Flora brasileira Lorenzi: Arecaceae (palmeiras). Instituto Plantarum de Estudos da Flora. Nova Odessa, 2010. 368 p.

Cartilha da Juçara (Euterpe edulis). Informações sobre boas práticas e manejoDisponível em: http://www.coletivocatarse.com.br/downloads/reju/cartilha_0.99_em_baixa.pdf. Acesso em: 26 fev. 2017.


Fotos: Euterpe edulis em São Luiz do Paraitinga
Autoria: Jessica Tiyoko Yamashita

Nenhum comentário:

Postar um comentário