domingo, 12 de fevereiro de 2017

Mudança na coloração de flores do manacá-da-serra

Texto e fotos: Jessica Tiyoko Yamashita - acadêmica de Agronomia - Faculdade Cantareira

O manacá-da-serra é uma árvore nativa, pioneira, pertencente à família Melastomataceae. É muito utilizada na arborização urbana devido a sua beleza ornamental durante a floração, a qual ocorre, principalmente, nos meses de novembro a fevereiro.


As espécies do gênero Tibouchina, durante a fase fenológica chamada de antese (maturação floral), apresentam mudança na coloração de suas flores.

Assim que os botões florais se abrem, surgem as flores brancas que posteriormente irão mudar para a coloração lilás e finalmente rosa. Esse mecanismo de mudança de cores das flores é interpretado como um alerta aos seus polinizadores, avisando-os que a flor está velha.

Segundo estudos com T. pulchra, com flores parecidas com as da T. mutabilis, as flores brancas são consideradas como novas e mais atraentes aos polinizadores. No entanto, as suas flores se mantém receptivas à polinização durante todo o tempo da antese, e ocorre diminuição na quantidade de pólen (PEREIRA-ROCHA, 2008). Silva (2006) descreve que as flores brancas mudam rapidamente de cor após a polinização.

Referências

PEREIRA-ROCHA, A. C., 2008. Variações de cores e perfumes alteram a visitação por himenópteros nas quaresmeiras? 31p. Dissertação (Mestrado em ecologia e Conservação). Universidade Federal do Paraná.


SILVA, J. B. 2006. Biologia das interações entre os visitantes florais (Hymenoptera, Apidae) em Tibouchina pulchra Cogn. (Melastomateceae). Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Paraná, Curitiba.

Fotos: variações de cores no manacá-da-serra

Nenhum comentário:

Postar um comentário