sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Pancs em Ariquemes - RO - buva

Texto: 

Marcos Roberto Furlan - Eng. Agrônomo - Professor universitário
Mariana Emerick Silva - Acadêmica de Eng. Agronômica - UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro)

Espécies do gênero Conyza se espalham em quase todo o Brasil. Além da facilidade de dispersão de suas sementes, tem se observado resistência aos herbicidas. Importante ressaltar que uma das defesas da espécie contra os princípios ativos do herbicida é gerar biotipos diferente.

A competição com as espécies cultivadas é justificativa para muitos classificarem as espécies do gênero Conyza como plantas daninhas. No entanto, algumas são consideradas comestíveis, como, por, exemplo, a Conyza bonariensis, cujos nomes populares são buva, capiçoba, erva-lanceta e voadeira, dentre vários outros.

As espécies de Conyza mais comuns, e comestíveis, se diferenciam nas folhas. C. bonariensis possui folhas não denteadas, ao contrário da C. canadensis.

De acordo com Lorenzi e Kinupp (2014), na medicina popular, a C. bonariensis é usada como antiácida, contra tosse e para tratamento de diarreias e hemorroidas. Na culinária, os autores, em sua publicação fornecem as seguintes receitas: calzone de buva, picadinho de aruanã com buva e risoto de buva.

Referência:
KINUPP, Valdely Ferreira; LORENZI, Harri. Plantas alimentícias não convencionais (PANC) no Brasil. São paulo, Instituto Plantarum de Estudos da Flora, 2014.
Foto: buva (Conyza sp).
Fonte: Mariana Emerick Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário