domingo, 19 de março de 2017

Árvores medicinais em São Paulo, SP- Lophanthera lactescens Ducke

Texto:
Jessica Tiyoko Yamashita - acadêmica de agronomia - Faculdade Cantareira
Marcos Roberto Furlan - Engenheiro Agrônomo - Professor UNITAU e Faculdade Cantareira 

Há algum tempo atrás era comum sua ocorrência apenas na região Amazônica, de preferência em solos com boa retenção de umidade das matas primárias ou secundárias, disputando o espaço com árvores de maior porte. Mas devido a sua beleza, a qual justifica seu uso como ornamental, passou a ser encontrada em boa parte do Brasil, principalmente para compor a arborização urbana, inclusive no Sul ou Sudeste.

Com relação aos aspectos botânicos, é conhecida popularmente por chuva-de-ouro, lanterneira, lofantera, lofantera-da-amazônia, e pela denominação científica Lophanthera lactescens Ducke. Pertence à família Malpighiaceae e sua altura varia de 10 a 20 m. As flores amarelas são agrupadas em inflorescência com cerca de 50 cm de comprimento, característica que justifica um de seus nomes populares, lanterneira.

O espécime da foto foi encontrado na arborização urbana da cidade de São Paulo.

É muito utilizada na arborização urbana e no paisagismo devido à forma cônica ou piramidal de sua copa e de suas inflorescências amarelas em forma de cachos pendentes (LORENZI, 2014). De acordo com o autor, a sua madeira, principalmente na região onde é endêmica, é empregada na construção civil, como vigas, caibros, forros, para marcenaria e carpintaria leve. Também é considerada uma espécie que atrai abelhas meliponídeas .

Na medicina popular da região amazônica é utilizada através da ingestão da casca e folhas sobre forma de infusão como antifebril sobre a malária. Há também, pesquisas testando seu potencial antimicrobiano (SANTOS, 2016).

REFERÊNCIAS:

LORENZI, H. 2014. Árvores brasileiras: manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas nativas do Brasil, vol. 1. 6 ed. São Paulo: Instituto Plantarum de Estudos da Flora.

SANTOS, Marcela Mona Sá. 2016. Atividade antimicrobiana in vitro de extratos de plantas medicinais sobre patógenos de origem alimentar (Escherichia coli, Staphylococcus aureus e Salmonella typhimurium). 53f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos, Palmas - TO.
Fotos: Lophanthera lactescens Ducke
Autoria: Jessica Tiyoko Yamashita

Nenhum comentário:

Postar um comentário