quarta-feira, 1 de março de 2017

Produção caseira de fava

Texto e foto:
Maria Beatriz da Silva Pereira - acadêmica de agronomia - Universidade de Taubaté

A fava silvestre (Vicia faba), popularmente conhecida como feijão-fava, fava-comum e fava italiana, é um tipo de leguminosa que tem suas origens vindas do Oeste Asiático. É uma planta de clima fresco e exige altos níveis de luminosidade, além de ser um alimento fonte de proteínas e vitaminas A, B e C. 

As favas estão disponíveis em diversas variedades, algumas mais apropriadas que outras, dependendo do espaço que o jardineiro iniciante possui disponibilidade para trabalhar. Por exemplo: a variedade Sutton cresce cerca de 30 cm, tornando-se uma excelente escolha para jardins, estufas menores e qualquer espaço escasso. 

PREPARANDO-SE PARA PLANTAR: 

1. Escolha do local de plantio: a fava é uma planta que exige luz solar direta, pelo menos algumas horas por dia. Por isso, deve ser escolhido um local que ofereça alta taxa de luminosidade durante o dia. O local de escolha para o plantio também pode variar dependendo da variedade de fava escolhida pelo jardineiro iniciante, podendo ser plantadas em uma pequena horta ou até em uma grande estufa. 

2. Saiba quando plantar: é necessário que seja feita a escolha de uma data para semear a fava baseando-se no clima, dependendo de onde você viva. Você pode plantar as suas favas no fim do outono, depois de ter limpado o jardim no verão, o que significa que as colherá na primavera quando estiver pronto para plantar outra variedade. No entanto, em regiões com invernos muito frios, esperar até o inverno é essencial, já que a fava é uma planta de clima frio. Resiste bem às temperaturas próximas a 0 ºC e geadas leves. O ideal é que a temperatura não passe de 15 ºC durante o ciclo de cultivo da planta. 

3. Preparo do solo: as favas crescem melhor em solo bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica. O pH do solo deve situar-se entre 6,0 e 6,8. Como as favas são fixadoras de nitrogênio, você não precisa fertilizar com nitrogênio. Mas se o fizer, use uma variedade com baixo teor de nitrogênio. As favas podem crescer em qualquer tipo de solo, já que os legumes são auto-fertilizantes. Porém, para ajudá-los a converter o nitrogênio, é uma boa escolha utilizar uma bactéria chamada do gênero Rhizobium para ajudar as raízes a fixarem nitrogênio e promover o crescimento. Este produto está disponível em lojas de artigos para jardinagem. 

PLANTIO: 

1. As sementes devem ser semeadas direto no local definitivo (exceto em casos de plantio em área interna em regiões de clima mais frio. Nesse caso, a semeadura é feita em bandejas), a uma profundidade de 3 a 5 cm e quando o solo apresentar uma temperatura mínima de 5 ºC. 

2. O espaçamento recomendado depende do cultivar e das condições de cultivo, indo de 45 cm entre as linhas e 23 cm entre as plantas, a 1 m entre as linhas e 50 cm entre as plantas. 

3. Alguns jardineiros recomendam plantar até duas vezes mais sementes do que a quantidade de plantas esperadas, para descontar as sementes não germinadas. 

MANUTENÇÃO: 

1. Prenda as plantas à medida que elas cresçam: os pequenos arbustos os quais as favas se tornarão crescem rapidamente e ficam sobrecarregados com as vagens, ocasionado tombamento da planta sem o suporte adequado. Por essa razão, é importante colocar estacas ao longo da carreira de favas para suportá-las quando começarem a ganhar altura. Use pequenas estacas, colocadas de 30 a 60 cm ao longo da carreira, com barbantes amarrados entre eles, para dar às plantas algo para guiá-las. 

2. Regue bem e esporadicamente: as favas podem até suportar períodos de seca, mas o ideal é manter as plantas bem regadas, especialmente em climas quentes. Recomenda-se que se regue o solo na parte mais fria do dia – preferencialmente de manhã ou no início da noite – e evite a rega em excesso. Deve-se evitar, também, a rega por aspersão que é quando se rega a planta por cima e deixa as gotículas de água pingar até o solo, pois tal rega ocasiona problemas à planta por promover a ocorrência do míldio. 

3. Retire todas às ervas daninhas, especialmente se tiver plantando no inverno: as raízes das favas são consideravelmente rasas ocorrendo o risco de serem arrancadas acidentalmente pela enxada, por isso, recomenda-se que se retirem as ervas daninhas manualmente em volta das favas, mantendo a área sem competição. 

COLHEITA: 

Como outros arbustos de grãos, as favas são macias e comestíveis nos primeiros dias de formação, podendo ser comidas na forma de ervilhas ou cozidas inteiras como um prato secundário. As favas apresentam uma casca externa encerada em cada grão, mas quando colhidas jovens essas cascas são macias e comestíveis. 

Os grãos maduros devem ser colhidos quando as vagens estiverem brilhantes e os grãos estiverem gordos e marcados em todas as vagens. Dependendo da variedade que você está cultivando, as vagens apresentam um comprimento médio de 15 a 38 cm, com vários grãos grandes e gordos dentro e com varias vagens por planta. A colheita das vagens acontece de 85 a 240 dias após a semeadura, variando conforme a estação do ano em que a fava é plantada, o clima da região e a cultivar plantada. 

Por fim, para ter as favas, você terá que retirá-las das vagens. Segurando cada vagem com a parte pontuda para cima, puxe a linha ao longo do lado de cada fava para abrir a vagem. Cada vagem possui em média de 5 a 10 grãos variando de acordo com o cultivar adotado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário