terça-feira, 25 de julho de 2017

Artigo sobre avaliação de extratos naturais no controle de cochonilhas em ornamentais

Link para o artigo na íntegra:

Título: Formulação orgânica eficiente para controle de Cochonilha (Dactylopius coccus) em plantas ornamentais: estudo de caso em Hibiscus rosa–sinensis L.

Autores: BRAGA, Gilberto S.; COSTA, Marco Antônio G.; ROCHA, Albericio N.
FIOCRUZ, Instituto de Tecnologia em Fármacos/Farmanguinhos/CTM, Jacarepaguá, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Resumo:  O Complexo Tecnológico de Medicamentos-CTM é a unidade fabril do Instituto de Tecnologia em Fármacos/Farmanguinhos. Dentro do seu campus, o cuidado das áreas verdes deve ser conduzido de forma orgânica, sem a ação de agrotóxicos ou outros tipos de substâncias que possam prejudicar, em algum momento, a rotina fabril. Neste trabalho, propomos uma formulação orgânica para o controle de pragas e vetores, com a utilização de insumos naturais.

Forma de obtenção do extrato: "A formulação utilizada foi preparada, triturando-se em um recipiente de vidro com tampa, 100g de pimenta malagueta (Capsicum frutescens L.), 100g de pimenta dedo de moça (Capsicum frutescens). Em seguida, colocou-se 100ml de álcool 95º, 300g de fumo de rolo, 250g de sabão de coco em pó e 2L de água. A mistura foi homogeneizada e armazenada em um frasco de vidro âmbar por 7 dias. Após este período, acrescentou-se 4L de água e filtrou-se a mistura."

Conclusão: "Baseado nos resultados obtidos pode-se concluir que a associação de duas variedades de pimenta (Capsicum frutescens), em formulações de uso tradicional, é eficiente no combate a infestações de cochonilha, favorecendo o aparecimento de joaninhas (espécie de Coleoptera: Coccinellidae), um dos predadores naturais da praga."

Nenhum comentário:

Postar um comentário