quarta-feira, 19 de julho de 2017

Resenha de artigo sobre o uso da citronela no controle de carrapato em bovinos - 1

Resenha:

Marcos Roberto Furlan - Eng, Agrônomo - Prof. UNITAU e Faculdade Cantareira
Melissa Guimarães - Acadêmica Medicina Veterinária - UNIP - Unidade São José dos Campos 

Referência:

AGNOLIN, C.A.; OLIVO, C.J.; LEAL, M.L.R.; BECK, R.C.R.; MEINERZ, G.R.; PARRA, C.L.C.; MACHADO, PP.R.; FOLETTO, V.; BEM, C.M.; NICOLODI, P.R.S.J. Eficácia do óleo de citronela [Cymbopogon nardus (L.) Rendle] no controle de ectoparasitas de bovinos. Revista brasileira de plantas medicinais, v.12, n.4, p.482-487, 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbpm/v12n4/a12v12n4.pdf. Acesso em: 19 de julho 2017.

A citronela (Cymbopogon nardus (L.) Rendle) é uma espécie de origem Asiática, mas que se adaptou muito bem no Brasil. Além de uso em produtos industriais, é comum seu uso caseiro como repelente de pernilongos. No entanto, pesquisas demonstram que somente o plantio não é eficaz na repelência, e sim o seu óleo essencial.

Com relação ao uso na veterinária, Agnolin et al. (2010) testaram o uso do óleo essencial da citronela em 15 vacas da raça Holandês no controle do carrapato bovino [Rhipicephalus (Boophilus) microplus], da mosca-dos-chifres (Haematobia irritans), da mosca-dos-estábulos (Stomoxys calcitrans) e da mosca doméstica (Musca domestica). Apesar de não obter resultados eficientes no controle das moscas, os autores verificaram que a solução com 4% de óleo de citronela, aplicada a cada sete dias, controla a infestação de carrapatos.

Informações sobre o óleo utilizado no experimento

O óleo de citronela, produzido no Rio Grande do Sul, foi obtido por meio da destilação a vapor da parte aérea de plantas frescas. O rendimento na destilação foi de 0,7%, aproximadamente, e componentes ativos mais importantes foram: citronelal, geraniol e o citronelol, correspondendo a 50,07; 13,87; 7,93%, respectivamente no óleo essencial.

Para o ensaio, formulações foram feitas momentos antes da aplicação e aplicadas com pulverizador costal após a ordenha da tarde. À solução do óleo de citronela a 4% foi adicionado 0,5% de detergente neutro. Foram aplicados três litros de calda por vaca, e a reaplicação dos produtos foi feita quando os animais apresentavam reinfestação mínima de 10 teleóginas por animal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário