quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Horta no Quintal de Casa estimula produção saudável de alimentos (Pinhais, Paraná)

Publicado em 01/08/2017

Mais do que uma alternativa saudável para a produção de alimentos, o projeto Horta no Quintal de Casa, da Prefeitura de Pinhais, permite a diversificação da alimentação o que proporciona inúmeros benefícios. Criada em 2009, a iniciativa, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, por meio do Departamento de Agricultura e Abastecimento, é uma forma de estimular o cultivo e o consumo de produtos orgânicos pela população. Além disso, também se torna ainda mais representativa pela experiência de poder produzir o próprio alimento.

De acordo com o morador do bairro Weissópolis, Antônio Gomes da Silva Neto, participar do projeto é algo enriquecedor. “Saber de onde vem o nosso alimento é muito importante. E sem dúvida é uma satisfação colher e poder dividir com os vizinhos o que colhemos. Porque não damos conta de consumir sozinho e, para não estragar, a gente doa para os outros”, comenta. Antônio também ressalta outra vantagem em fazer parte do projeto. “Plantar é uma terapia, não há estresse que resista”, completa.

Para José Francisco de Souza, o projeto auxiliou na mudança dos hábitos alimentares da família. “Agora, estamos tão acostumados que não conseguimos comer sem ter uma saladinha para acompanhar. No começo, plantávamos mais ervas medicinais e plantas ornamentais, mas agora aproveitamos o espaço, que não é muito grande, para plantar verduras, legumes e temperos. Isso sem dúvida mudou a rotina da família”, conta.

Para ingressar no programa a família precisa estar inscrita no Cadastro Único. A inscrição deve ser feita nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Por meio do programa, mudas de hortaliças e adubo orgânico são distribuídas aos inscritos. Além disso, as famílias recebem também capacitação em produção agroecológica e segurança alimentar e nutricional.

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário