quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Nota do CRF sobre a fitoterapia e o Farmacêutico

O Farmacêutico Sabe e Pode Fazer

São muitas as atribuições e áreas de atuação do farmacêutico. Devidamente regulamentadas pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), são quase 80 áreas. Muitas ainda são desconhecidas da população, bem como algumas competências desse profissional da saúde.

Visando o esclarecimento e a valorização da profissão e do profissional farmacêutico, o Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRF/MG) dá início a uma campanha em seus canais de comunicação (site, Facebook, Instagram, Whatsapp e Twitter) e convida a todos os farmacêuticos a participarem, divulgando amplamente as informações.

“Não podemos permitir que outras categorias profissionais questionem ou diminuam as nossas capacidades como farmacêuticos. Nós sabemos e podemos fazer, sim, principalmente quando diz respeito ao cuidado com o paciente”, ressalta o presidente do CRF/MG, Luciano Rena.

Com o tema “O Farmacêutico sabe e pode fazer”, a campanha começa com a área de Fitoterapia.

O Farmacêutico pode prescrever medicamentos fitoterápicos de venda livre

A fitoterapia é uma prática complementar de saúde, das mais conhecidas e utilizadas no Brasil. A população brasileira já faz vasto uso das plantas medicinais, conforme o conhecimento popular. Contudo, em alguns casos, a população desconhece a interação das plantas com os medicamentos sintéticos que consome, a dose correta, o tempo apropriado de uso, o melhor método para o preparo caseiro de cada planta, dentre outras questões que podem ser determinantes para o sucesso do tratamento.

Fazer uso de chás e plantas medicinais sem orientação é também automedicação. Na consulta, o farmacêutico pode avaliar cada caso e, se houver necessidade, prescrever fitoterápicos de venda livre, incluindo produtos industrializados, manipulados e até mesmo plantas medicinais frescas ou secas. Além disso, ele é capacitado para orientar sobre o uso adequado e fazer o encaminhamento a outros profissionais de saúde quando necessário.

Farmácia Viva

O farmacêutico atua intensamente nas Farmácias Vivas no Sistema Único de Saúde (SUS), onde o profissional seleciona, extrai e prepara vários medicamentos e fórmulas farmacêuticas para atendimento à população.

Por meio das Farmácias Vivas, o paciente tem acesso ao tratamento fitoterápico gratuito de diversas patologias, com o uso de plantas medicinais.

No entanto, para o uso correto e seguro de qualquer medicamento, mesmo os fitoterápicos, é necessária a devida orientação. Por isso, procure sempre o seu farmacêutico!

Com informações da Comissão Assessora de Fitoterapia do CRF/MG
Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário