terça-feira, 15 de agosto de 2017

Resenha do artigo: Radicais livres e os principais antioxidantes da dieta

Resenha:


Leticia Tiemi Saito - Nutricionista - tiemi.le@gmail.com
Marcos Roberto Furlan - Engenheiro Agrônomo

Alimentos funcionais são aqueles que previnem doenças e fornecem nutrientes. Uma das principais justificativas para a prevenção de doenças é a presença de antioxidantes que combatem os radicais livres.

Na excelente revisão realizada por Bianchi e Antunes (1999), os autores explicam como e onde ocorrem a formação dos radicais livres no organismo e como são controlados pelos antioxidantes.

De acordo com os autores, os radicais livres são moléculas altamente instáveis, que podem danificar diversas substâncias (proteínas, lipídeos, carboidratos e DNA), e por este motivo, precisam ser inativadas permanentemente. Quando nós temos um desbalanço entre os níveis de radicais livres presentes no organismo e os mecanismos antioxidantes, nós temos o que chamamos de estresse oxidativo, responsável por ocasionar dano celular.

Os antioxidantes vão agir impedindo a formação dos radicais livres, interceptando-os ou reparando os danos causados. 

Os principais antioxidantes indicados pelos autores são: 

- vitamina C e E (presentes na laranja, morango, abacate, acerola, inibindo peroxidação lipídica e conferindo proteção à membrana de DNA). 

- vitamina A tem papel protetor contra tumores, está amplamente presente nos alimentos ricos em beta caroteno, como o mamão e a cenoura. 

- ácido elágico (presente na uva, morango e nozes, prevenção contra cânceres relacionados ao tabagismo) 

- curcumina (presente na cúrcuma, inibe peroxidação lipídica e confere proteção ao dano celular)

- epicatequina e epigalocatequina (presentes no chá verde e preto, inibidores do processo de carcinogênese)

- minerais como zinco, cobre e selênio também são importantes para um sistema antioxidante eficaz

Ou seja, uma dieta rica em antioxidantes reduz o risco de desenvolvimento de diversas doenças.

Referência
BIANCHI, Maria de Lourdes Pires and ANTUNES, Lusânia Maria Greggi. Radicais livres e os principais antioxidantes da dieta. Rev. Nutr. [online]. 1999, vol.12, n.2 [cited 2017-08-15], pp.123-130. Available from: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52731999000200001&lng=en&nrm=iso>. ISSN 1678-9865. http://dx.doi.org/10.1590/S1415-52731999000200001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário