terça-feira, 8 de agosto de 2017

Resenha: artigo sobre ação antioxidante do alecrim e da sálvia

Resenha:
Leticia Tiemi Saito - Nutricionista - tiemi.le@gmail.com
Marcos Roberto Furlan - Engenheiro Agrônomo

A maioria dos condimentos possui forte ação antioxidante, comprovada por meio de inúmeras pesquisas científicas. Os antioxidantes protegem o organismo do excesso dos radicais livres, os quais são moléculas instáveis eletronicamente e com capacidade de se associar rapidamente com outras moléculas de carga positiva. Quando em excesso oxidam ou reagem com moléculas que desempenham importantes funções no organismo, podendo causar envelhecimento precoce, câncer e doenças neurodegenerativas, como, por exemplo, Alzheimer.

Dentre as plantas condimentares com essa atividade farmacológica, a família Lamiaceae se destaca por fornecer variedades e cultivares de manjericões (da espécie (Ocimum basilicum), de hortelãs ou mentha (do gênero Mentha), de alecrins (da espécie Rosmarinus officinalis), de oréganos e manjeronas (do gênero Origanum) e de sálvia (Salvia officinalis), dentre outras.

Como exemplo de pesquisa relacionada ao tema, Bozin et al. (2007) realizaram análise d​​os óleos essenciais de alecrim (R. officinalis) e de sálvia (S. officinalis) por meio de espectrometria de massa e cromatografia gasosa, e na avaliação das atividades antimicrobiana e das atividades antioxidantes.

Quanto à atividade antimicrobiana, os autores verificaram para ambos os óleos, maior eficiência contra Escherichia coliSalmonella typhiS. enteritidis e Shigella sonei, microrganismos responsáveis por ocasionar doenças transmitidas pelos alimentos e pela água.

O óleo de alecrim também apresentou atividade antifúngica importante, inclusive contra Candida albicans.

A atividade antioxidante foi avaliada por meio da capacidade de eliminação de radicais livres (RSC), medida por meio da DPPH e de radicais hidroxilas, em conjunto com o efeito sobre peroxidação lipídica (LP). O método DPPH avalia a capacidade antioxidante por meio da atividade sequestradora do radical livre 2,2-difenil-1-picrilhidrazil (DPPH).

Os principais resultados foram: os óleos reduziram a formação de radicais DPPH (IC50) (3,82 ug / ml para o alecrim e 1,78 ug / ml para a sálvia), dependendo da dose. A inibição forte de LP em ambos os sistemas de indução foi especialmente observada para o óleo essencial de alecrim.

Referência

Bozin B,  Mimica-dukic N,  Samojlik I, Jovin  E. Antimicrobial and Antioxidant Properties of Rosemary and Sage (Rosmarinus officinalis L. and Salvia officinalis L., Lamiaceae) Essential Oils. J. Agric. Food Chem. 2007, 55: 7879–7885.

Link do artigo:

Sálvia


Um comentário: