terça-feira, 13 de março de 2018

Usos e curiosidades sobre as plantas espontâneas. Capuchinha

Texto: 

Giovanna Brito Lins - Graduanda em Ciência e Tecnologia e Ciências Biológicas na Universidade Federal do ABC 
Marcos Roberto Furlan - Engenheiro Agrônomo - Faculdade Cantareira/Unitau 
Marcos Victorino – Engenheiro Agrônomo - Faculdade Cantareira 

A capuchinha (Tropaeolum majus), também conhecida como flor-de-sangue, flor-de-chagas, nastúrcio ou agrião-do-México, é uma herbácea de desenvolvimento anual e distribuição natural desde a Bolívia até a Colômbia nas frias regiões andinas, embora também seja encontrada em áreas preferencialmente subtropicais. Com manejo ideal, é facilmente cultivada em jardins, canteiros e vasos. 

Suas flores são aromáticas e apresentam-se em cores que variam entre o alaranjado, amarelo, vermelho, rosa e creme. Seus ramos são rasteiros e retorcidos. É de hábito rastejante ou trepador. Pode ser totalmente aproveitada, tanto para fins alimentícios quanto medicinais. 
Fotos: capuchinha. Marcos Victorino 

10 usos e curiosidades sobre a Capuchinha 

1. É considerada planta invasora em regiões de clima frio. Isso se deve à alta taxa de atividade respiratória da planta e ao reduzido conteúdo de carboidratos de reserva. A baixa temperatura funciona como fator de retardamento da deterioração, uma vez que diminui os processos metabólicos, fazendo com que a planta consiga durar por mais tempo. 

2. Atrai lagartas, especialmente as das mariposas Xanthorhoe fluctuata e Melanchra persicariae e da borboleta Pieris brassicae

3. A planta contém um óleo essencial, rico em tiocianato de benzila e glucotropeolina, ao qual são atribuídos efeitos antibióticos. É utilizado na medicina tradicional em casos de infecções das vias urinárias, nefrite e gripes. As folhas são ricas em ácido ascórbico, isoquercitrina e helenina. São utilizadas maceradas no tratamento de hematomas. 

4. Outras propriedades da capuchinha são: expectorante, purgativa, digestiva, antisséptica, desinfetante, depurativa, sedativa e estimulante. Além de uso popular para psoríase e presença de substância usada no tratamento de glaucoma. 

5. Podem também ser encontrados entre seus princípios ativos ácidos graxos, flavonoides, glicosídeos, oxalatos, glucosinolatos, óleos essenciais, resinas, pigmentos, substâncias bactericidas, iodo, ferro, enxofre, cálcio, potássio, frutose e glicose. (https://www.remedio-caseiro.com/capucinha/

6. O nome "flor-de-sangue" provavelmente surgiu da fama que a planta adquiriu como antianêmica. 

7. Aparece em listas de "plantas companheiras", uma vez que repelem uma grande quantidade de pragas de cucurbitáceas, como insetos em abóbora, besouros em pepino e várias lagartas. Tendo também uma gama de benefícios para plantas da Família das Brassicaceae, especialmente brócolis e couve-flor. 

8. A espécie foi descrita por Linnaeus. O nome do gênero deriva do grego "tropaion" que quer dizer "troféu", devido à disposição das folhas e flores. Já o epíteto específico "majus" vem do latim e significa "o maior" ou "mais". (http://www.calflora.net/botanicalnames/pageT.html

9. A parte aérea é utilizada em condimentos em conserva. As flores, folhas e frutos apresentam um sabor picante, similar ao do Lepidium sativum (agrião). 

10. É utilizada como ornamental, além de possuir diversos cultivares e plantas híbridas que são, comumente trepadeiras. Propaga-se com facilidade por estacas de galhos. 

Outras referências: 




Nenhum comentário:

Postar um comentário